Ciclo pós-operatório de Chávez terminou, diz Maduro

O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira (1º) que o ciclo pós-operatório de Hugo Chávez "terminou", depois de uma nova cirurgia para combater o câncer realizada em dezembro em Cuba. Segundo ele, o presidente está em "uma nova fase de tratamentos".

Nicolás Maduro

"Felizmente, o ciclo pós-operatório terminou e o presidente entrou em uma nova fase de tratamentos para a sua doença, recuperando-se gradualmente, ganhando força", disse Maduro durante um ato transmitido pela rede estatal VTV.

Na terça, o ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro de Chávez, havia informado que o presidente estava "cada dia melhor" e "mais incorporado as suas funções". No último relatório oficial sobre a saúde do presidente, apresentado no sábado passado, o governo indicou que Chávez havia superado a insuficiência respiratória causada após a cirurgia de 11 de dezembro, embora tenha dito que ainda persistia "algum nível de insuficiência respiratória que está sendo devidamente tratada".

"O que nunca falta ao presidente é o ânimo, a vontade vital de estar entre nós, uma vontade de viver gigantesca", afirmou Maduro nesta sexta, acrescentando que Chávez está "orgulhoso" de contar com o apoio do povo venezuelano durante a sua recuperação.

Fonte: Opera Mundi