Distrital reorganiza atuação do PCdoB no Centro de São Paulo

 O início da gestão Fernando Haddad na Prefeitura e o balanço da atuação dos comunistas na região central foram os temas que dominaram o primeiro encontro em 2013 do Comitê Distrital Centro do PCdoB de São Paulo.

A reunião, realizada no sábado (2), levou 35 dirigentes e militantes do partido ao auditório do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho), no bairro da Liberdade.

Ao fazer o informe político, a secretária municipal de Comunicação do PCdoB, Ana Flávia Marx, destacou a “grande virada” que ocorreu em São Paulo, com a posse do prefeito Fernando Haddad e da vice, Nádia Campeão. “Em várias áreas, a Prefeitura já está em sintonia com os projetos avançados do governo federal. E o PCdoB, partido da vice-prefeita e de um secretário municipal, assumiu compromissos importantes na nova gestão”, afirmou a dirigente.

Os comunistas também estão representados na Câmara dos Vereadores, com Orlando Silva, e na Assembleia Legislativa, com dois deputados que têm reduto na capital – Leci Brandão e Alcides Amazonas. Segundo Ana Flávia, é preciso aproveitar a conjuntura para fortalecer o PCdoB, rumo ao 13º Congresso do partido, em novembro, e às eleições 2014. “Com esse cenário mais favorável, a atuação partidária na frente institucional passa a ser uma prioridade.”

Renovação nas bases

Na segunda parte da reunião, os dirigentes distritais avaliaram que há condições de impulsionar o PCdoB nos bairros do Centro Expandido, bem como nas áreas cultual e sindical. O foco será a reestruturação das bases atuais e a criação de mais instâncias ou coletivos partidários.

No processo do 13º Congresso, o Distrital Centro vai reforçar a organização do PCdoB na Santa Cecília e na Bela Vista, além de refundar as bases de Perdizes e CAL (Cambuci, Aclimação e Liberdade). Haverá incentivo a filiações de trabalhadores (sobretudo sindicalistas) e representantes da educação e da cultura.

A direção aprovou também mudanças no secretariado do Distrital, com a indicação de Thobias da Vai-Vai para a vice-presidência, Jeosafá Fernandez para a Organização, Mazé Leite para Formação e Jaqueline Nascimento para Movimentos. Além disso, um grupo de trabalho foi designado para preparar um seminário sobre o Centro de São Paulo, a ser promovido em 22 de março, em meio à comemoração dos 91 anos do PCdoB.

Por André Cintra