Sátira sobre o prefeito ACM Neto faz sucesso na internet

Nem bem assumiu a prefeitura de Salvador e o prefeito ACM Neto já é motivo de sátira . A página  do irreverente “Prefeito Netinho” conquistou mais de 36 mil “curtidas” no facebook  destacando  o jeito centralizador e egocêntrico de comandar o “Reino do Dendê”, como o Prefeito Netinho se refere à capital baiana. Ainda  sem querer se identificar, o criador do personagem falou ao Vermelho sobre o sucesso da página.

Portal Vermelho – O que é e qual a intenção da fan page “Prefeito Netinho”?
Prefeito Netinho – A proposta da página é contar de forma bem-humorada a rotina do prefeito de Salvador. Alguns fatos acontecem mesmo, mas o enredo é pura fantasia. Ficção. Nada além disso! 

PV – A página é de humor, mas ela repercute também na política. Era sua intenção?
PN – Não. Claro que sabia que muitos da política leriam, mas a intenção não era causar tanto alarde! (risos).

PV – Li que você disse que a página também tem uma função social. Como isso acontece?
PN – É. Muitas pessoas entendem que a página é fake (falso, na linguagem da internet), mas, ainda assim, escrevem denunciando o lixo que não foi recolhido, o problema no transporte público, o caos no trânsito, enfim. E sempre que dá Netinho aborda isso na página e curiosamente as providências são tomadas. Claro que há pessoas da prefeitura de olho na fanpage e, de certa forma, transmitem o que é denunciado para os órgãos competentes. Acredito eu.

PV – A página foi feita em novembro, antes da posse do prefeito. Já previa que a administração de Neto daria “pano pra manga”?
PN – Sim. A cidade estava uma desgraça. Qualquer um que entrassem na prefeitura seria protagonista de enredos como os de Prefeito Netinho. Sem dúvida!

PV – O que há de prefeito Netinho em ACM Neto?
PN – Não faço ideia. Não conheço o prefeito para dizer nada a respeito. Desconfio que o jeito enérgico com o qual ele faz cobranças aos subordinados talvez seja parecido, mas é só desconfiança. Nada além disso! 

PV – Nas postagens, o discurso do personagem é carregado de elitismo, autoritarismo e senso de superioridade. Isso também foi inspirado em Neto?
PN – Claro que não. Foi só uma forma de contar história.

PV – Prefeito Netinho tem alguma relação com a página “De Olho em ACM Neto”?
PN – Nenhuma. Nem conheço essa outra página aí.

PV – Como avalia a repercussão da página?
PN – Sensacional. Não pensei que seria tão bem curtida. No começo, achei que o topo era chegar aos mil fãs. Hoje já são quase 35 mil (na data da publicação dessa entrevista, já são 36 mil). Surreal.

PV – Alguém da equipe do prefeito fez contato?
PN – Não. Apenas alguns membros da Juventude DEM-BA escreveram para elogiar a página.

PV – Você tem algum receio de censura, processos judiciais (como aconteceu com irmã Zuleide) ou qualquer retaliação?
PN – Não, até porque não vejo motivo para isso. Seria uma grande bobagem e um erro estratégico absurdo se isso acontecesse. Na medida do possível, a página presta um grande serviço ao governo municipal, uma vez que relata alguns problemas da cidade, mesmo de forma cômica. Recebo muitas mensagens de pessoas que se queixam do lixo, da falta de lâmpada nos postes, do estacionamento irregular em algumas ruas, do som alto nos bairros, e isso é replicado aqui, sempre que possível. A fanpage não deixa de ser uma ponte entre a população e a gestão, e, na minha opinião, deve ser vista como mais um instrumento de auxílio para a administração. Tenho certeza que o público da página não abre o site da prefeitura para saber o que foi feito na administração, qual bairro ACM Neto está visitando ou em qual evento o prefeito foi durante a semana. Acho que o Prefeito Netinho ajuda, e muito, a administração de Salvador, além de deixar mais leve a imagem do nosso prefeito.

PV – Por que está no anonimato?
PN – Se eu me revelar perde a graça. A curiosidade faz parte do encanto. (risos).

PV – Vários criadores de páginas famosas de revelaram, com o tempo, como o dono de Gina Indelicada e Irmã Zuleide, por exemplo. Pretende assumir a identidade?
PN – Não. 

PV – Você escreve bem, é inegável. É de alguma área ligada à linguagem? Tem experiência em produção de textos?
PN – Apenas faço o que qualquer pessoa que estudou deveria fazer: escrever corretamente, construir frases com nexo, obedecer às regras gramaticais e ortográficas, etc. Isso não deveria ser 'exótico'. Não é mais do que obrigação, não acha?

PV – Qual o futuro da página?
PN – Ainda não sei, mas estudo criar um site. Quem sabe? Só o tempo dirá! (riso).

De Salvador,
Erikson Walla