Veja lista de alimentos com agrotóxico acima do limite permitido

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado de testes feitos em frutas e verduras para verificar a presença de agrotóxicos acima dos limites permitidos. A lista foi feita pelo Mapa e a ideia é garantir a qualidade de produtos consumidos por brasileiros e também exportados para outros países.

O resultado dos Programas Nacionais de Controle de Resíduos e Contaminantes do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRCV) do ano-safra 2011/2012 foi divulgado em 7 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).

Foram realizados teste para micotoxinas, salmonela e agrotóxicos em 1.047 amostras de 24 culturas, para identificar a presença de resíduos de agrotóxicos e contaminantes acima dos limites máximos permitidos pela legislação em vigor e de substâncias não autorizadas.

Para o chefe do Serviço de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Marcelo Pereira, a avaliação do relatório é positiva, uma vez que a maioria dos produtos avaliados apresentou alto índice de conformidade com base nos limites estabelecidos.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Mapa divulga relatório dos resultados do PNCRCV. A iniciativa busca assegurar a qualidade, a inocuidade e a segurança higiênico-sanitária dos produtos de origem vegetal.

Nos casos de culturas que apresentaram índices inadequados de resíduos ou contaminantes, o Mapa atua de forma a proporcionar educação sanitária a campo, promovendo o uso adequado e seguro dos agrotóxicos e as boas práticas agrícolas de acordo com as legislações específicas.

Foram analisadas amostras das culturas de: abacaxi, alface, amendoim, arroz, banana, batata, café, castanha-do-brasil, feijão, laranja, limão, lima ácida, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pimenta do reino, pimentão, soja, tomate, trigo e uva.

Campeões do agrotóxico

Entre as amostras analisadas, o pêssego foi a fruta mais fora de conformidade pela legislação em vigor. Apenas 14,28% dos pêssegos analisados estavam adequados à norma vigente.

Em segundo lugar está o pimentão, com apenas 37,77% das amostras adequadas aos padrões legais de uso de agrotóxicos.

O trigo aparece em terceiro lugar, com 47,5% do trigo das amostras adequadas, seguido do morango, 50% e da laranja, 76,19%.

Quanto menor a porcentagem, maior o número de amostras fora da conformidade com base nos limites estabelecidos para o uso de agrotóxicos.

Confira a lista completa de alimentos aqui.

Fonte: da redação, com informações da TVNBR