Carnaval: UPAs realizam quase 15 mil atendimentos em Fortaleza

Na semana do carnaval chegou a 414.369 o total de atendimentos realizados nas quatro UPAs 24 horas desde o dia em que entraram em funcionamento na capital, conforme balanço atualizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) até a manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro. Esse número representa 14.398 atendimentos a mais do que o último balanço apresentado até o dia 4 de fevereiro, quando a soma era de 399.971.

Do dia 4 até esta quarta-feira, 13, a UPA que mais atendeu pacientes foi a que fica em Messejana, com 3.965 atendimentos feitos nesse período. Em segundo lugar, a UPA 24 horas do Autran Nunes, onde foram atendidas 3.823 pessoas. A que fica no Canindezinho atendeu 3.521 pacientes. O número de atendimentos na UPA da Praia do Futuro ficou em 3.521 do dia 4 para cá.

Segundo o diretor da UPA de Messejana, Julimar Correia, devido os excessos de carnaval muitos casos atendidos na UPA de Messejana foram de vítimas de acidentes com cortes de garrafas e de infecções intestinais por causa de má alimentação e ainda com problemas de infecções respiratórias. Quando perguntado sobre o motivo que fez a UPA de Messejana ter recebido a maior quantidade de pacientes na semana do carnaval, ele atribuiu ao perfil demográfico: “estamos localizados na regional mais populosa da capital”. A UPA, localizada na Rua Miguel Gurgel, s/n, próximo do Centro das Tapioqueiras, em Messejana, fica na área da Regional VI, com uma população de 600 mil habitantes.

Foi o primeiro carnaval em que Fortaleza contou com a estrutura de UPAs 24 horas, ampliando os serviços de urgência e emergência. Abertas 24 horas, durante todos os dias da semana, foram construídas pelo governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde. Para o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, é impossível imaginar os serviços de urgência e emergência na capital sem as UPAs. “Se no dia a dia e em finais de semana comuns elas já são um importante socorro 24 horas para a população em períodos de feriados prolongados tornaram-se uma estrutura fundamental tanto na facilidade de acesso como na qualidade dos atendimentos”. Além de médicos especialistas em clínica geral e pediatria, nas UPAs são realizados raio x e exames laboratoriais.

Arruda Bastos anuncia que nos próximos meses a população do Conjunto Ceará e do Conjunto José Walter e bairros vizinhos também terá assistência em urgência e emergência perto de casa. No José Walter, as instalações da UPA 24 horas estão perto de ficarem prontas. A que fica no Conjunto Ceará também está com as instalações adiantadas. Para todo o Ceará, estão planejadas 32 UPAs. Há oito com as instalações concluídas. Apenas sendo equipadas para serem inauguradas no Eusébio, Horizonte, Pentecoste, Aracoiaba, Crateús, Pecém, São Benedito e Canindé.



Fonte: Sesa