Copa das Confederações: Mais de 342 mil ingressos negociados

Balanço da FIFA mostra que cerca de 291 mil bilhetes ainda estão disponíveis. Nova etapa de comercialização será iniciada às 21 horas desta quinta-feira (14). Dois jogos estão temporariamente esgotados: a partida de abertura e o clássico Brasil e Itália.

A FIFA divulgou nesta quinta-feira (14) os números relativos às vendas dos ingressos para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Em videoconferência com jornalistas do Brasil, o diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil, afirmou que 342.348 ingressos já foram negociados ao público em geral – faltando apenas dados de confirmação de pagamento para a confirmação de aquisições. Desse total, cerca de 98% são de residentes do Brasil. Mesmo assim, torcedores de 138 países garantiram entradas, com destaque para Estados Unidos, México, Espanha, Japão, Alemanha, Itália e Inglaterra.

Duas partidas já estão com os bilhetes temporariamente esgotados: a partida de abertura entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho, em Brasília, e o clássico Brasil e Itália, em 22 de junho, em Salvador. “Dizemos que o jogo está ‘temporariamente esgotado’ porque é possível que ingressos retornem, seja por falta de pagamento, cancelamentos ou devolução de parte do montante destinado às federações que disputarão os jogos, ao Comitê Organizador Local (COL), à FIFA, à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aos parceiros da FIFA, além dos pacotes de hospitalidade”, afirmou Weil, reiterando que ainda estão disponíveis 291.200 ingressos. Eles começarão a ser vendidos a partir das 21h desta quinta.

Para a final, que será no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 30 de junho, há ainda 2.466 assentos disponíveis, todos da Categoria 1.

Ao todo, foram comercializados 67.582 ingressos da Categoria 1, 84.503 na Categoria 2 e 113.790 na Categoria 3. Além disso, 51.473 foram vendidos aos patrocinadores da FIFA, a maioria dos quais realizará promoções dando aos torcedores a oportunidade de ganhar essas entradas. Outros 16.184 ingressos foram comprados pelas seleções participantes e 9.734 assentos foram vendidos pela Match Hospitality, como parte dos pacotes de hospitalidade.

Categoria 4

O diretor de Marketing da FIFA destacou que houve um aumento na disponibilidade de ingressos na Categoria 4, mais barata, exclusiva para residentes no Brasil. “O acordo inicial com o governo era de 50 mil ingressos à disposição para a Categoria 4, mas reservamos 75 mil na venda até agora”, afirmou Weil. Outros 140 mil bilhetes dessa categoria estarão à venda a partir de amanhã.

Nova fase de vendas

A partir desta quinta-feira (14), às 21 horas, começa o período de vendas de ingressos por ordem de chegada, com término previsto para 7 de abril. Todas as solicitações devem ser feitas pelo site www.fifa.com/ingressos e serão processadas de acordo com a ordem de recebimento. Elas estão sujeitas à disponibilidade dos assentos em cada partida. Assim que a solicitação de ingresso for processada, os solicitantes receberão um e-mail confirmando a compra. Clientes que comprarem por boleto bancário receberão informações adicionais quanto ao processo de pagamento por boleto.

Os ingressos ainda disponíveis são os que não foram vendidos nas fases de venda iniciais ou os que forem liberados para redistribuição por outros grupos de clientes (pacotes de hospitalidade, parceiros da FIFA, Comitê Organizador Local, Confederação Brasileira de Futebol e as federações que participarão de cada jogo).

A FIFA comunicou que a disponibilidade de ingressos mudará em tempo real, à medida que sejam vendidos ou que compradores desistam de seu pedido. “É importante conferir diariamente o site, ou mais vezes por dia, para saber se um jogo está perto de se esgotar ou se novas oportunidades surgiram”.

A última chance para comprar ingressos para a Copa das Confederações, que é a chamada “fase de venda de última hora”, começará em 15 de abril e terminará no dia 30 de junho de 2013. As encomendas de ingressos serão recebidas pelo site www.FIFA.com ou pessoalmente, nos Centros de Ingressos da FIFA oficiais em cada uma das cidades-sede. Todos os ingressos que não forem vendidos ou que tiverem sido liberados para venda serão ofertados durante essa fase de venda.

Fases anteriores

Os primeiros ingressos começaram a ser vendidos em novembro de 2012, em pré-venda específica para titulares de cartões de crédito Visa, por ordem de chegada. Nessa fase, apenas as categorias de ingressos 1 a 3 estavam disponíveis. Até 30 de novembro, foram comercializados132.843 ingressos.

No dia 3 de dezembro de 2012, após o sorteio dos grupos da competição, iniciou-se o que a FIFA chamou de “fase de venda avançada”, com processo de solicitação para todos os jogos e categorias – inclusive a categoria 4, que é exclusiva?a pessoas residentes no Brasil. As inscrições encerraram-se no dia 15 de janeiro de 2013. A FIFA explicou que o dia e o horário da solicitação nessa fase não fizeram diferença, ?pois todas as solicitações foram processadas em conjunto. Como o número de solicitações superou o de ingressos disponíveis, um sorteio foi realizado. A FIFA registrou quase 400 mil pedidos nessa fase. Os interessados já foram avisados sobre a aprovação ou não das solicitações.

Pessoas com deficiência

Até agora, de acordo com a FIFA, foram 918 as entradas designadas a pessoas com deficiência. Segundo a entidade. o estoque reservado por lei a essa categoria que não for comercializado até 15 de abril de 2013 ficará disponível para a venda ao público em geral.

Dúvidas

Os torcedores que tiverem dúvidas sobre o processo ou sobre algum passo da efetivação da compra podem entrar em contato direto com a FIFA, no Brasil: 031 3330 1550 e no exterior: 00 41 (0) 445 831 000.

Formulário de contato on-line: pela seção Ingressos no site da FIFA (www.FIFA.com/ingressos), os torcedores podem preencher e enviar um formulário de contato. É necessário fornecer nome, endereço de e-mail e assunto (selecionado em um menu com sugestões).

O torneio

Participam da Copa das Confederações o país-sede do próximo Mundial (Brasil), o atual campeão da Copa do Mundo (Espanha) e os campeões continentais (Uruguai, México, Japão, Taiti, Nigéria e Itália – essa última se classificou ao ficar em segundo lugar na Eurocopa, vencida pela Espanha). Os grupos foram definidos em dezembro de 2012. O Brasil fará a abertura da competição contra o Japão, em 15 de junho, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. As outras duas seleções que integram o Grupo A são México e Itália. No Grupo B ficaram Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria, que carimbou o passaporte ao conquistar a Copa Africana de Nações, no dia 10 de fevereiro.

Fonte: Portal Copa 2014 do Ministério do Esporte