Farc-EP libertarão hoje os policiais em seu poder

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) entregarão nesta quinta-feira (14) a uma comissão humanitária os dois policiais que mantinham em seu poder desde o dia 25 de janeiro.

A comissão que receberá aos policiais Cristian Yate e Víctor González é integrada por cinco membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CIRC), pela ex-senadora Piedad Córdoba e por Javier Cuadros, do movimento Colombianos e Colombianas pela Paz.

Leia também:
Farc prometem libertar três reféns entre quarta-feira e sábado
Farc pedem vistoria em prisões e garantem: situação é desumana

O grupo se deslocará por terra para o lugar indicado pela força insurgente, a bordo de duas camionetes da Cruz Vermelha. Segundo a versão do jornal O tempo, Piedad Córdoba chegou nesta quarta-feira (13) à noite ao departamento de Cali, sede do centro logístico.

Os familiares dos policiais viajaram a Bogotá, para onde serão levados Yate e González.

Para a segunda fase, prevista no próximo sábado (16), será colocado em liberdade o soldado Josué Álvarez. O Ministério da Defesa receberá nesta quinta (14) as coordenadas da região onde deverão ser suspendidas as ações militares.

No dia 2 de fevereiro, as FARC-EP anunciaram em um comunicado oficial sua intenção de libertar os policiais Yate e González, capturados no dia 25 de janeiro de 2013, e também ao soldado Álvarez, em poder do grupo insurgente quatro dias depois, após combates retirados no departamento de Nariño.

“Procederemos aos gerenciamentos para pô-los em liberdade, por intermediário do movimento Colombianos e Colombianas pela Paz e o acompanhamento da Cruz Vermelha Internacional”, afirmou o comunicado.

Fonte: Prensa Latina