Mais um grupo de Militares são libertados pelas Farc

Os policiais colombianos Víctor Alfonso González de 26 anos e Cristian Camilo Yate de 21, foram libertados nesta sexta-feira (15) pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP). Os militares estavam detidos desde janeiro e já se encontram em companhia da delegação humanitária, integrada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) e pelo coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP).

Farc - TeleSUR

Em seu Twitter, a senadora Piedad Córdoba afirmou que o coletivo que representa, dos Colombianos e Colombianas pela Paz, está “muito feliz e entusiasmado por contribuir com a entrega dos policiais”. Disse ainda que “a busca da paz e a liberdade sempre propagada serão boas notícias para a Colômbia”. E anunciou que os trabalhos terão continuidade neste sábado (16).

Os libertos serão transportados para Bogotá, capital da Colômbia, onde encontrarão seus familiares. A libertação deles estava prevista para esta quinta-feira (14), mas a presença massiva de jornalistas impediu o processo.

Neste sábado (16) será realizada a segunda parte da operação que deverá colocar em liberdade o soldado Josué Álvarez, de 19 anos.

Os policiais foram detidos pelas Farc em meados de janeiro passado. No dia 2 de fevereiro, a insurgência anunciou que havia detido os policiais. Fato duramente rechaçado pelo governo do presidente Juan Manuel Santos, com quem as Farc trava os diálogos de paz para colocar fim ao conflito armado no país, que já dura cinco décadas.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz aqui

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva