Pesquisa revela 70% de aprovação a Hugo Chávez na Venezuela 

Uma pesquisa realizada em janeiro pela empresa Grupo de Investigação Social, Século 21 (GIS-XXI), da Venezuela, revelou que o apoio à gestão do presidente desta nação, Hugo Chávez, está em 70%, o que indica que sua aprovação aumentou 10 pontos percentuais em um mês.  

O diretor da GIS-XXI, Jesse Chacón, disse nesta quinta-feira (14), em entrevista à estatal Venezuelana Televisión (Vtv), que o apoio à gestão de Chávez “subiu mais 10 pontos, ainda que [o presidente] não estivesse no país, em relação a dezembro”, quando viajou a Havana, capital cubana, para uma cirurgia. 

Chacón ressaltou que esta é a valoração mais alta que um presidente recebeu desde 2006, e isso se deve a uma “grande conexão entre o presidente e grandes setores da população venezuelana.”

Considerou também que nestes últimos meses, “quem teve o comportamento adequado foram os líderes do chavismo, aos líderes do chavismo a situação foi proveitosa, para a união. Ao contrário, os que pior atuaram foram os líderes da oposição; os venezuelanos legitimaram o TSJ, porque passamos a um novo momento histórico, longe do país onde quatro pessoas faziam a interpretação da Constituição; nossa Constituição é letra viva, legitimada, estudada.”

O representante da GIS-XXI indicou ainda o estudo também prova a existência de “uma legitimidade sobre a decisão do Tribunal Superior de Justiça”, que aumentou o período de governo permitido ao presidente para terminar sua recuperação em Havana, já que “63% está de acordo com ela”.

Frente a situação vivida no país, Chacón explicou que o “povo estudou a Constituição. Ela diz que a soberania, o poder é do povo” e que “se algo este país alcançou, foi um nível de maturidade política elevado.”

Com TeleSUR