Greve na Viação Planeta
Funcionários fazem greve e afirmam que a empresa não acatou reivindicações, como pagamento de horas extras e troca de uniformes
Publicado 19/02/2013 09:38 | Editado 04/03/2020 16:40

Cerca de 110 ônibus da Viação Planeta que saem do Paranoá e de Itapoã estão parados desde as 5h desta terça-feira (19/2). 220 motoristas e cobradores deixaram o trabalho de lado hoje. A população que precisa de transporte público até o Plano Piloto e que depende da frota da Planeta, encontra paradas de ônibus lotadas nas ruas das cidades.
De acordo com o representante do Sindicato dos Rodoviários, Raimundo Carvalho, os funcionários não estão trabalhando por uma série de reivindicações que a Planeta não cumpriu: descaso com a manutenção dos veículos e falta de pagamentos. "Eles deixaram de pagar salários, horas extras e de dar novos uniformes, que devem ser trocados a cada seis meses. Tem funcionário com o mesmo uniforme há dois anos", afirma.
A Viação Planeta informou que "está analisando as reinvidicações, mesmo nâo concordando". A empresa também disse que "já abriu um canal de negociação com o sindicato para que a população não fique prejudicada".
Ainda não há previsão de quando os ônibus da Viação Planetavão voltar a rodar no Paranoá.
A Viação Planeta tem, ao todo, 300 ônibus que atuam nas regiões de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Gama, Paranoá, Lago Sul, Plano Piloto, Santa Maria e Brazlândia.