Artesanato do Instituto Mauá é atração no Espicha Verão

Parceiro da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa desde a primeira edição do projeto Espicha Verão, em 2009, o Instituto Mauá volta a participar do evento que, este ano, acontece no Pelourinho, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. O legítimo artesanato produzido em Salvador e a culinária típica são a atração principal em um espaço montado na Praça das Artes.

São 15 artesãos, comercializando desde bijuterias, acessórios de crochê e bolsas, a bonecos de papel marchê e oratórios em miniatura, feitos com aproveitamento de material. Entre as opções gastronômicas, beijus recheados e diversos sabores de mingau. A feira de artesanato e culinária promovida com o apoio do Mauá funcionará na sexta-feira e sábado, das 12h às 20h e, no domingo, das 10h às 20h.

O Espicha Verão também conta com apresentações de música e dança, rodas de capoeira, espetáculos teatrais, intervenções circenses, exposições de artistas plásticos e exibição de curtas-metragens. O principal objetivo do projeto, além de valorizar a cultura baiana em suas diversas vertentes, a exemplo do próprio artesanato, é prolongar o verão e estimular o turismo pós-carnaval.

Feira Baiana de Artesanato

Ainda neste final de semana (23 e 24/02), o Instituto Mauá promove mais uma edição da tradicional Feira Baiana de Artesanato, a ser realizada no Jardim dos Namorados, orla de Salvador, das 16h às 21h.

Os visitantes poderão conferir uma amostra da produção de cidades do interior, a exemplo de Rio Real, Coqueiros e Maragogipinho, polos de referência em cerâmica, além do artesanato indígena e de remanescentes de quilombolas.

A Feira conta ainda com 20 barracas de culinária, toldos com produtos de Economia Solidária, de entidades sociais e da Associação de Artistas Plásticos, espaço infantil e apresentações musicais. O acesso é gratuito.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Instituto Mauá