Polícia do DF é a mais bem paga do país

As forças policiais do DF estão entre as melhores equipadas e as mais bem pagas do país. As conclusões aparecem em amplo estudo divulgado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A base são informações repassadas pelas secretarias estaduais da área e, segundo o governo federal, visa auxiliar na distribuição dos recursos destinados às unidades da Federação.

A PM no DF está entre as três com as maiores quantidades de postos de polícia comunitária do país e com a menor proporção de habitantes por policial do Brasil (168 moradores para um PM). A corporação encabeça a lista de remuneração. Também fica entre as melhores equipadas. Para o titular da Secretaria de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, no entanto, a realidade é outra. "É preciso levar em consideração o impacto de mais de um milhão de habitantes do Entorno aqui. Se considerarmos isso, a situação é bem diferente", afirma.

Em relação à Polícia Civil do DF há um dado preocupante. A capital federal está entre as três piores do Brasil, ao lado do Ceará e do Rio de Janeiro, na pr oporção de delegacias a serviço da população. No DF, existe uma unidade de polícia para cada grupo de 49.245 habitantes. Avelar confirma esse quadro, tomando como base a quantidade de policiais civis na capital. "Desde 1993, o nosso efetivo é o mesmo. A população, na época, era de 1 milhão de pessoas. Hoje, já são 2,6 milhões apenas no DF. Se formos considerar o Entorno, sobe para 4,2 milhões. É preciso melhorar os números das nossas corporações. Estamos trabalhando para isso", avisa.