Mais 37 municípios baianos terão urnas biométricas nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) anunciou a inclusão de 37 novos municípios baianos no sistema biométrico de identificação do eleitor, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Até o pleito do ano passado, apenas na cidade de Pojuca é que os votantes do Estado eram identificados pelas digitais.

A primeira das 37 cidades contempladas será Adustina (52ª Zona Eleitoral), seguida de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Segundo o TRE, a lista completa foi definida pelo fato dos municípios já estarem incluídos nas demandas de revisão eleitoral nacional após terem passado por inspeções extraordinárias.

Segundo a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do TRE, que tem a responsabilidade de fiscalizar o procedimento na Bahia, a previsão é de que entre os meses de junho e novembro sejam coletados os dados biométricos dos eleitores em todas as cidades escolhidas.

A meta do TSE é de que, em 2014, 20% do eleitorado do país votem em urnas biométricas; Em 2016, o número deve chegar a 40%; em 2018, o objetivo é que o sistema de identificação por impressão digital já tenha alcançado todos os eleitores brasileiros.

O sistema biométrico existe desde 2008 e pretende diminuir a ocorrência de fraudes durante o processo eleitoral por ser um método de reconhecimento individual.

De Salvador,
Erikson Walla