Panamá: presidente recebe chefe do Comando Sul dos EUA

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, recebeu no Palácio de Governo, o general John Kelly, encarregado do Comando Sul, como confirmou, nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Imprensa do Estado em um comunicado.

Martinelli

O Comando Sul opera na área latino-americana que Washington considera uma região militar estadunidense.

Segundo o documento, o general estadunidense agradeceu a cooperação que o Panamá tem demonstrado na luta contra o narcotráfico e o crime organizado. O militar esteve acompanhado pelo embaixador dos Estados Unidos no Panamá, Jonathan Farrar.

Martinelli agradeceu a cooperação em temas de segurança, bolsas e treinamento da força pública de seu país, o que, disse, “ajuda a aperfeiçoar as pessoas encarregadas da segurança de nossa nação”.

No comunicado, não foram oferecidos detalhes sobre os objetivos básicos da visita do chefe militar estadunidense nem foi abordado o tema dos próximos exercícios militares no Canal do Panamá conhecidos como Panamax, a serem realizados em julho.

Precisamente no mês passado os ministros da Presidência, Roberto Henríquez, e de Segurança, José Raúl Mulino, tiveram uma reunião de coordenação com o embaixador Farrar sobre o projeto para a realização dessas manobras militares.

Farrar solicitou nesse momento a autorização das autoridades panamenhas para que os representantes estadunidenses em matéria de segurança apresentassem de maneira formal o projeto.

Na reunião com o general Kelly, o presidente esteve acompanhado por Henríquez, o chanceler Rómulo Roux e o diretor da Polícia Nacional, Julio Moltó.

Fonte: Prensa Latina