Vereadores e SMS debatem situação dos terceirizados em Fortaleza

Líder do Governo na Câmara, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) participou da reunião.

A Secretária de Saúde do Município de Fortaleza, Socorro Martins, compareceu à reunião da Comissão de Seguridade Social e Família nesta quarta-feira (20), no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza. Em aproximadamente duas horas de conversa, debate e apresentação de dados, foram esclarecidos dois tópicos centrais: a situação dos funcionários do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Apoio à Gestão de Saúde (IDGS) e as visitas do prefeito aos postos e às unidades de saúde.

Segundo a secretária, o impasse entre prefeitura e IDGS não diz respeito a questões político-partidárias. "Não é um governo que entra agora pra fazer oposição ao outro. É uma questão da Justiça. O IDGS é um prestador de serviço e contrata as pessoas. A Procuradoria Federal do Trabalho chamou a Secretaria de Saúde do Município e o Procurador Municipal e disse que não devemos pagar ao ente (IDGS), mas sim ao trabalhador", disse Socorro. Além do fim do repasse de dinheiro ao IDGS, passando a ser pago diretamente ao trabalhador, o outro fato levado em consideração foi a frequência. A não comprovação da assiduidade de mais de 500 funcionários motivou o não pagamento do salário de tais trabalhadores.

A permanência ou não de funcionários no quadro atual dos trabalhadores da saúde não atendeu a fins políticos. "Eu acredito no ser humano. Alguém que foi coordenadora e estava apoiando a gestão passada tem algo mais a oferecer do que só servir a um gestor. Ela tem um compromisso com a sociedade e a população. É por isso que estão lá", disse a secretária.

Visitas de prefeito aproximam gestor da população

O vereador Carlos Mesquita (PMDB) questionou a secretária sobre a importância das visitas realizadas pelo prefeito no início da gestão. "As visitas são pra concluir o que já se sabe", disse o vereador. Contrapondo o argumento, o líder do governo na Câmara, Evaldo Lima, garantiu que as visitas eram bem mais que meras constatações. "É necessário que o gestor possa olhar e ter esse contato e relação direta com seus servidores e usuários do serviço de saúde. O Poder Executivo não pode se distanciar dos problemas e da realidade. Essas visitas são muito importantes para servir de subsídio para a atuação das secretarias", disse Evaldo.

Segundo a secretária, "A visita do nosso prefeito aos postos e às unidades têm sido de uma riqueza tão grande para a gestão que deveríamos manter essa sistemática de trabalho. É manter o contato com os usuários (do serviço de saúde) e com os nossos funcionários. O prefeito sinalizou uma sensibilidade que nenhum prefeito do País teve: 'vou pra onde o paciente está entrando'. Ele não foi para grandes hospitais como o IJF ou Hospital da Mulher, ele quer quebrar paradigmas e fazer mudanças. Ele quis olhar para onde o mundo inteiro olha e poucos gestores no Brasil olham". A atenção à situação dos postos de saúde representa uma das prioridades da gestão. "O nosso olhar especial e foco inicial do nosso modelo de gestão da saúde é a atenção primária. É por onde entra o nosso usuário", concluiu.

Fonte: Assessoria do Vereador Evaldo Lima (PCdoB)