Habitafor buscará recurso do PAC para saneamento do Poço da Draga

A presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes (PCdoB), participou nesta semana de audiência pública que debateu a situação do Poço da Draga. Durante o encontro, os alunos da Universidade Federal do Ceará fizeram uma exposição do trabalho de cartografia social, realizado em conjunto com os moradores da comunidade no ano passado.

De acordo com a representante do Conselho Comunitário e Defesa Social do Poço da Draga, Ivoneide Góis, em 2011 houve uma apresentação de um pré- projeto para a urbanização do local, porém nada foi realizado. A líder comunitária também destacou a eleição do Conselho Gestor e lamentou que não foi oficializado pela gestão anterior da prefeitura de Fortaleza. “Foi prometido que seria assinado no dia 31 de dezembro de 2012 e até agora nada”.

Eliana Gomes reiterou a importância do Poço da Draga e informou que a ata de eleição dos representantes da comunidade foi entregue ao Instituto de Planejamento (Iplanfor), já que as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) também serão de responsabilidade do Instituto,

PAC do saneamento

A Habitafor enfatizou que buscará um diálogo com a comunidade para construir o projeto lançado pelo Ministério das Cidades, do Plano de Aceleração do Crescimento destinado ao saneamento. “É preciso formular esse projeto e garantir esses recursos porque nós temos consciência de que o Poço da Draga é carente de muitas coisas, entre elas, saneamento básico. Essa intervenção é uma das nossas prioridades”, destacou.

Eliana também sugeriu uma reunião com a comunidade do Poço da Draga na Habitafor para um debate específico sobre o projeto habitacional e regularização fundiária. O diálogo com os representantes dos moradores será na próxima quarta-feira, dia 27 de fevereiro, às 15 horas.

Fonte: Assessoria da Habitafor