Habitafor garante entrega de apartamentos na Lagoa do Urubu

Em visita realizada na última terça-feira (22/01), à Lagoa do Urubu, no Bairro Padre Andrade, localizada na área de abrangência da Secretaria Executiva Regional I (SER I), a presidenta da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes (PCdoB), acompanhou a retomada das obras do projeto de urbanização da região.

A gestora garantiu a entrega de 44 apartamentos até setembro de 2013, que compõem a primeira etapa empreendimento, cujas obras se arrastavam desde 2008 e foi alvo de recorrentes paralisações nos serviços, a última registrada em novembro de 2012.

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), orçado em R$13.511.864,96, o projeto, que contou com a mobilização de recursos junto ao Ministério das Cidades do Governo Federal, foi uma proposta encabeçada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB), e por Olinda Marques, na época Presidente da Habitafor, hoje Secretária Executiva do órgão.

Respeito

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) classifica a retomada dos empreendimentos populares como uma prova de respeito dos novos gestores do município, especialmente o prefeito Roberto Cláudio (PSB) e a presidenta Eliana Gomes, aos interesses do povo mais humilde de Fortaleza. “As obras de urbanização da cidade, que estão sendo retomadas, representam a garantia do projeto de moradia digna e de cidade para o nosso povo, e é importante ainda saber que estes processos estão sendo dirigidos por uma pessoa comprometida com a nossa terra, com uma história de luta. A escolha de Eliana Gomes para a Fundação não poderia ser mais adequada, pelo Prefeito Roberto Cláudio. A melhor resposta que ela está dando a esse compromisso, é colocando seu tempo em favor da política urbana de Fortaleza”, destacou.

O empreendimento

Os trabalhos no local haviam sido interrompidos, pois a empreiteira responsável pelo projeto estava com o pagamento atrasado. O projeto entregou, apenas, 22 unidades habitacionais em maio de 2010, e outras 22 em junho de 2012 e agora encaminha-se para a conclusão das últimas 44 unidades da primeira etapa. Outra pendência é a urbanização da lagoa; que foi vista também como prioridade pelos novos gestores, que estimam as conclusões do projeto de paisagismo e adequação urbana do entorno do Urubu até meados de 2014.

Já as 100 casas últimas previstas no plano de trabalho da obra, serão construídas no escopo da segunda etapa do projeto, que não tem estimativa de prazo, inicialmente, tendo em vista que as equipes de engenharia e arquitetura da Habitafor, estudam as condições do terreno que receberá as casas. A constatação inicial é a de que há uma série de irregularidades físicas no terreno do segundo lote do projeto do Urubu, localizado na rua Amor Perfeito, que elevará os custos e tende a dificultar a viabilidade da obra, já que o local é recortado por um córrego de rio, o que demanda também um estudo ambiental.

A equipe da Habitafor também constatou alterações realizadas no projeto após a licitação, com a necessidade de adequação da proposta inicial, já que a lagoa espraiou-se após os serviços de limpeza e remoção da vegetação, conforme parecer do geógrafo João Sérgio, acarretando a necessidade de novos reassentamentos de famílias.

Hora de avançar

Mesmo diante das dificuldades encontradas no projeto do Urubu, Eliana Gomes assegura que é compromisso da Fundação dar uma reposta à cidade e finalizar o processo de beneficiamento da comunidade com o empreendimento. “É hora de avançar e atender os direitos das famílias a serem beneficiadas e da comunidade como um todo. Vamos focar a entrega desta obra e prospectar um projeto de moradia digna nesta cidade”, enfatizou a presidente da Habitafor.

Fonte: Assessoria da Habitafor