Capas de cadernos estimulam violência contra mulher e no trânsito

Uma capa de caderno feita para estudantes adolescentes pode servir de instrumento de disseminação da desigualdade de gênero? Um grupo ativista que atua nas redes sociais chamado "Nós Denunciamos" alertou, nesta segunda-feira (25), para duas imagens de capas dos cadernos da marca Jandaia que, de acordo com o grupo, estimulam o pensamento machista, sexista e faz apologia à velocidade e à violência doméstica e no trânsito.


imagem divulgada da campanha contra os Cadernos Jandaia / fonte: Facebook

"Nós até esperamos isso de uma marca de cerveja ou de uma revista masculina, mas vindo de uma marca associada à adolescência e que deveria acompanhar os jovens na vida escolar, nos seus anos de formação, é de dar tristeza", diz um trecho da denúncia no Facebook. Até às 16h40 mais de 440 pessoas haviam compartilhado a informação.

Em uma das imagens, há diversas placas de homens e mulheres. Em uma delas um homem mais uma mulher alcoolizada é igual a corações – uma referência ao amor ou ao sexo. "Não, Jandaia, isso é igual a estupro!", afirmam os ativistas.

Na página do Cadernos Jandaia, na rede social, a empresa divulgou a seguinte declaração:

"Olá, nós tomamos conhecimento do que está sendo veículado sobre um de nossos produtos que está sendo rotulado como sexista por alguns consumidores.

Queremos expor a nossa versão, pois acreditamos que algumas pessoas estão confundindo e compreendendo de uma outra maneira o significado da ilustração. Os animais, os quais são citados na imagem da linha Placas, não se referem de maneira nenhuma à figura da mulher, mas sim aos motoristas que disputam rachas de forma imprudente pelas nossas ruas. A idéia de um racha é geralmente ilustrada desta forma, com uma pessoa sinalizando com os braços abertos entre dois carros em alta velocidade. Decidiram colocar uma mulher na capa, mas poderia ser um homem que a mensagem continuaria igual. Na certa foi decidido assim pois as outras capas da linha Placas são compostas de figuras masculinas. Em nenhum momento a equipe de criação teve uma atitude sexista, com a intenção de denegrir a figura feminina.

Quanto aos adesivos, reconhecemos que fomos infelizes com as brincadeiras, mas em nenhum momento tivemos a intenção de ofender ninguém.

De qualquer modo, entendemos que essa interpretação é possível, pois acabou gerando indignação por parte de muita gente.
Devido à isso, pedimos sinceras desculpas a quem se sentiu ofendido, e nos comprometeremos a cancelar todas as vendas deste produto."

A marca de cadernos Jandaia, que faz parte do grupo Bignardi Indústria Comércio Papéis Artefatos Ltda, foi procurada pelo Vermelho para questionar a permanência da capa com imagem dos "rachas" de carros, mas nenhum responsável foi localizado pelo telefone.

Imagens extraídas do site http://www.cadernosjandaia.com.br

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho