João Ananias destaca 80 anos do Sindicato dos Bancários do Ceará

Na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira, 26, o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) parabenizou os bancários em nome do Sindicato pelos 80 anos de fundação da entidade comemorados no último dia 21 de fevereiro. Ele falou da importância que a entidade representa para a luta histórica da categoria. Fundado em 1933, o sindicato sofreu intervenções durante o “Estado Novo” e no período da ditadura militar instalada em 1964 no Brasil.

João Ananias ressaltou que os bancários continuam lutando contra a ganância que caracteriza a relação da categoria com os donos de bancos. O Parlamentar destacou ainda que apesar dos gigantescos lucros, os banqueiros não reconhecem o papel fundamental de seus trabalhadores, impondo-lhes salários absolutamente aviltantes. “Não há melhor exemplo da exploração capitalista dos trabalhadores que a dos banqueiros em relação aos bancários.”

Discurso na íntegra

Completou 80 anos dia 21 fevereiro último, o Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará. Não poderia deixar de destacar esse evento, pela importância que representa para a luta histórica da categoria dos bancários do meu Estado. Fundado em 1933, foi vítima da intolerância e violência, características dos períodos, sofrendo intervenções durante o "Estado Novo" e duas vezes no período da ditadura militar instalada em 1964.

Mesmo com a redemocratização no Brasil, a luta dos Bancários continuou no enfrentamento à ganância que caracteriza a relação da categoria com os donos de bancos. Apesar dos gigantescos lucros que amealham, não reconhecem o papel fundamental de seus trabalhadores, impondo-lhes salários absolutamente aviltantes. Tenho sempre colocado que não há melhor exemplo da exploração capitalista dos trabalhadores, que a dos banqueiros em relação aos bancários.

As conquistas históricas dos bancários se deram sempre no embate, nas greves e na militância permanente, capitaneados por este valoroso Sindicato, octogenário, porém ainda muito jovem pelas ideias que defende, de transformação desta sociedade do lucro exorbitante, da desigualdade que ele gera, para uma sociedade mais justa, mais igual e mais fraterna.

Parabéns aos Bancários do Ceará e ao glorioso Sindicato dos Bancários do Ceará pelos 80 anos.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)