Inácio critica aumento da taxa de juros para conter inflação 

O senador Inácio Arruda (PC do B-CE) criticou o aumento da taxa de juros como medida para conter a inflação. O senador classificou as taxas de juros no Brasil como absurdas e afirmou que esse não é o único mecanismo para controlar a alta de preços. Inácio também criticou a política de estoque de superávit primário adotada pelo Brasil.

Inácio Arruda disse que os juros podem ser usados como instrumento de controle da inflação, como ocorre no mundo inteiro, mas disse que o problema é o modo com que a medida é implementada no Brasil, onde a taxa de juros já é muito elevada.

Ele disse que o aumento dos juros é sempre a alternativa "mais amarga” para a economia. “Nós não temos que sempre tomar o remédio mais amargo”, protestou.

Sobre o superávit primário, o senador explicou que, além do mecanismo não atrair investidores, nenhum outro país está aderindo a essa política de estoque que ele considera “insustentável”.

“Não tenho escutado de nenhum dirigente europeu que irá adotar uma política tão austera que exija uma geração de superávit primário de tal monta que inviabilize a já dramática situação da economia europeia”, disse o senador.

Em aparte ao discurso do senador comunista, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou que o Senado precisa debater a situação econômica brasileira, observando que o recurso de aumentar a taxa de juros pode ser usado, eventualmente, para manter a estabilidade econômica.

“Considero que a estabilidade é uma conquista, é um valor social. O que de pior poderia acontecer na sociedade brasileira seria o descontrole inflacionário”, disse Monteiro, afirmando que, em um momento de crise, é necessário que o Estado gaste mais. “É evidente que em momentos de crise você não pode produzir superávits mais altos”, disse.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado