PIB baiano alcança crescimento de 3,1% em 2012

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia registrou uma alta de 3,1% em 2012. O dado foi divulgado hoje (1º de março) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Durante a divulgação, realizada no auditório da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, o diretor geral da SEI, Geraldo Reis, informou ainda que, no último trimestre de 2012, o PIB baiano teve alta de 4,9%.

A taxa de crescimento apresentada no estado é superior a nacional, que teve alta de 0,9% no ano. Nos últimos 12 meses, os setores da economia baiana que tiveram maiores altas foram serviços (4,2%) e indústria (3,8%). Para este ano, a previsão é que a taxa de crescimento chegue a 3,2%.

“Esta taxa de crescimento é bastante alvissareira, quando consideramos um cenário internacional ainda adverso. A Europa continua em recessão, os Estados Unidos já estão começando a crescer, mas ainda há uma taxa grande de desemprego, e a América Latina tem diminuído as importações”, explicou Reis. Segundo ele, a Bahia tem diversificado os destinos das exportações.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências