Subprefeitura do Jabaquara inicia diálogo com moradores

O primeiro encontro da programação do Fórum Local aconteceu na quarta-feira, 27, com moradores dos bairros Vila Guarani e Cidade Vargas. De acordo com o chefe de gabinete da subprefeitura, Wander Geraldo, a reunião foi “representativa” e teve boa participação das lideranças.

“É um dos mecanismos de participação popular onde as reivindicações podem ser trazidas, mas além desse teremos outros como audiencias públicas”, afirmou. Wander ressaltou também que os fóruns das subprefeituras não substituem os fóruns dos movimentos sociais.

“Estes são organizados pela sociedade, onde a subprefeitura e o poder público deverão também participar e ouvir as preocupações e demandas da sociedade”, completou.

Demandas

“Como em toda a cidade, saúde, segurança, transporte, educação e habitação são preocupações cotidianas aqui no Jabaquara”, explicou Wander.

Ele afirmou também que as demandas ficarão mais claras para a gestão pública com a presença da população nos espaços de participação como os Fóruns Locais, Fóruns dos movimentos sociais e audiências públicas.

Diálogo e prestação de contas

Os fóruns são reuniões realizadas pelas subprefeitura do Jabaquara para ouvir os moradores, identificar necessidades de melhorias e apresentar as ações realizadas pelo órgão. Acontecem uma vez por mês recebendo, por reunião, representantes dos bairros do distrito até todos os bairros serem ouvidos.

Além da presença do subprefeito, participam representantes da Supervisão de Saúde, Coordenadoria de Educação, CET, Ilume, Sabesp, Eletropaulo e outros órgãos e concessionárias.

No Jabaquara existem 25 bairros divididos em 6 micro-regiões onde residem aproximadamente 225.000 habitantes. O Terminal Rodoviário do Litoral Sul, O Terminal metropolitano, que leva ao ABCD, e uma das cabeceiras do aeroporto de Congonhas também fazem parte da jurisdição da subprefeitura do Jabaquara.

Operações urbanas

Além das prioridades cotidianas, a especulação imobiliária e o impacto de operações urbanas que chegarão à região também estão na pauta da subprefeitura.

São elas os projetos Arcos do Futuro (lado direito da Av. Cupecê que faz parte das atribuições do Jabaquara); a Operação Urbana Aguas Espraiadas e o Monotrilho que ligará o Terminal Jabaquara ao Aeroporto de Congonhas e Vila Sonia.

Confira abaixo o calendário com as datas e os bairros dos próximos Fóruns no Jabaquara

Dia 27 de março:  Fórum com moradores dos bairros Vila do Encontro, Vila Fachini, Jd.Lourdes,
Vila Clara, Jd. Sul S. Paulo e Jd. Mendes Gaia

Dia 24 de abril:  Fórum com moradores dos bairros Americanópolis, Cidade Azul, Vila Campestre,
Cidade Domitila, Jd. Scaff, Jd. Itacolomi e Jd. Cunha Bueno

Dia 22 de maio: Fórum com moradores dos bairros V. Sta Catarina, Jd. Jabaquara, Vila Canãan
e Vila Mascote

Dia 26 de junho: Fórum com moradores dos bairros Vila Paulista, Vila Babilônia, Jd. Oriental e
Cidade Leonor

Dia 24 de julho: Fórum com moradores dos bairros Vila Pq. Jabaquara e Jd. Metropolitano

De São Paulo, Railídia Carvalho com informações da Subprefeitura do Jabaquara