Rússia denuncia boicote a fornecimento de armas à Síria

O diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnica Militar da Rússia, Alexander Fomin, sublinhou na última sexta-feira que os países ocidentais, ao mesmo tempo que estão armando a oposição síria, tratam de bloquear a entrega de equipamento militar russo ao governo legítimo de Damasco.

“Uma guerra foi declarada contra a Rússia. Nosso transporte é detido, nossas naves são atraídas aos portos e posteriormente presas com motivos indefinidos; quando os navios russos estão no mar, cancelam todos os seus seguros. Tudo isso são tentativas de impedir a entrega dos bens contratados com Damasco”, assinalou a autoridade russa.

Segundo Fomin, a Rússia só fornece armas a governos legítimos, como o do presidente sírio Bashar al-Assad, e totalmente de acordo com as leis internacionais.

Fomin insistiu em que este tipo de bloqueio por parte de países ocidentais provoca a interrupção dos fornecimentos no valor de centenas de milhões de dólares e põe em risco a reputação da Rússia como um fornecedor confiável e seguro.

Anteriormente o ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Lavrov, assinalou que Moscou cumpre seus contratos de armas com a Síria e abastecerá o país árabe com sistemas de defesa antiaérea.

Durante 23 meses de crise na Síria, muitas pessoas, entre elas civis e efetivos das forças de segurança, perderam a vida. O governo de Damasco acusa alguns Estados ocidentais, especialmente os Estados Unidos e seus aliados regionais, de armar os grupos terroristas na Siria.

A Rússia se opõe a qualquer medida adotada pelos Estados Unidos e seus aliados ocidentais contra o governo do presidente Bashar al-Assad, ao afirmar que esses países buscam implementar o mesmo cenário da Líbia na Síria.

Hispan TV