Presidente do Irã diz que Síria deve encontrar caminho do diálogo

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, disse na noite deste sábado (2) que a nação síria poderá sair vitoriosa do conflito que enfrenta unicamente através do diálogo nacional. A afirmação foi feita durante encontro com o chanceler sírio, Walid al-Moalem, em Teerã.

Ahmadinejad enfatizou que é necessário que cesse a violência na Síria e que se iniciem imediatamente conversações entre as partes implicadas.

“Deve-se pôr fim à violência e às intervenções externas nos assuntos internos da Síria e ambas as partes têm que chegar a um entendimento pela via do diálogo. Esta é uma solução lógica que se deve pôr em prática o quanto antes”, afirmou.

O mandatário persa fez um apelo a que se detenha o fluxo de armas para a Síria por parte dos países, que, apesar das alegações de que são defensores da democracia, são responsáveis pela matança do povo sírio.

Ahmadinejad expressou também seu desejo da restauração imediata da segurança e da estabilidade na Síria e a reconstrução das infraestrutura do país árabe.

Por seu turno, Al-Moalem denunciou que seu país enfrenta um complô internacional, encabeçado pelos Estados Unidos e do qual o regime de israel se aproveita.

Enquanto isso, o ministro sírio das Relações Exteriores manifesta que tais conspirações já ficaram evidentes e o povo sírio não deixará de resistir aos inimigos.

O chanceler sírio está visitando o Irã desde sábado, aonde foi para abordar com as autoridades persas possíveis soluções para a crise que o país árabe atravessa.

Hispan TV e Blog da Resistência [www.zereinaldo.blog.br]