UBM lança manifesto e convida para ato em São Paulo

Paralelamente à organização do ato público pelo Dia Internacional das Mulheres que será comemorado na próxima sexta-feira, 8 de março, às 13h, na praça da Sé, a União Brasileira de Mulheres lançou manifesto sob o título “Mais Poder político para as Mulheres”.

Nádia e Leci durante a campanha de 2012 - Railídia Carvalho

No texto, a entidade reafirma o compromisso com as mulheres brasileiras e com a luta pelo protagonismo feminino e o avanço das políticas que construam a igualdade entre homens e mulheres.


Militantes e dirigentes do movimento de mulheres do PCdoB paulista

Entre os pontos abordados pelo manifesto estão A reforma política, a democratização da mídia, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, o fortalecimento do SUS, a aplicação da Lei Maria da Penha e a criação de Secretarias de políticas para as mulheres nos Estados e municípios brasileiros.

“Sem a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão não temos plena democracia”, afirmou Ana Martins, secretária da Mulher do PCdoB do Estado de São Paulo. No dia 23 de fevereiro, a secretaria organizou o II Encontro de Mulheres para discutir emancipação e protagonismo nos espaços de poder e decisão.


Ana Martins

Estiveram presentes a este encontro a secretária de políticas para mulheres da Capital, Denise Mota, e também a vice-prefeita Nádia Campeão.

Para Ana, o evento foi mais uma oportunidade para debater e avançar a luta do movimento de mulheres. Rozina Conceição coordenadora estadual da UBM-SP, vê esses espaços como a oportunidade para que as mulheres compartilhem as próprias realidades e também reproduzam nas bases a discussão.

Dia Internacional de Luta das Mulheres

Dia: 8 de março (sexta-feira)
Concentração: A partir das 13h, na praça da Sé. Centro de São Paulo

De São Paulo, Railídia Carvalho