CTB-BA estará presente na Marcha dos Trabalhadores em Brasília

Nesta quarta-feira (06/03), quase 40 mil trabalhadoras e trabalhadores participam da 7ª Marcha das Centrais Sindicais e Movimentos Sociais que acontece em Brasília. A atividade, promovida pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais centrais sindicais, conta com o apoio de entidades dos movimentos sociais e estudantil. A Bahia, através da CTB-BA, estará presente na ocasião com a presença de centenas de trabalhadores, que viajaram para Brasília em 14 ônibus.

Para o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, a marcha vai resgatar a agenda da Conclat. “As centrais querem ganhar as ruas de Brasília para levantar a bandeira da valorização do trabalhador, favorecendo o desenvolvimento do país. Vamos cobrar da presidente Dilma agilidade no atendimento à agenda dos trabalhadores, que não tem tido espaço nas discussões do governo. Precisamos que ela destrave a pauta”, pontua.

Adilson acredita que a “produção elevada atualmente permite a redução da jornada de trabalho sem a diminuição do salário. Além disso, vamos lembrar a necessidade de aprovação da convenção 158 da OIT, que inibe a demissão imotivada, bem como a regulamentação da convenção 151, que garante o direito de greve no funcionalismo público e a negociação coletiva em cada setor.” O dirigente espera que a marcha tenha repercussão positiva para fortalecer o protagonismo da classe trabalhadora na pauta do governo.

Próximo do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em 8 de março, a marcha dos trabalhadores vai cobrar do governo a aprovação de projetos importantes para a mulher, a exemplo da regulamentação da licença maternidade de 180 dias e a PEC 66 do trabalho doméstico, votada na Câmara e enviada ao Senado. Alem disso, será discutida a pauta da classe trabalhadora.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro