Mulher e sindicalismo é tema de debate no 8 de março

“A mulher e o mundo sindical” é o tema do debate que vai ser promovido pela CTB-BA (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado), na próxima sexta-feira (8/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontece na Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Piedade, a partir das 9h, e terá como convidada a deputada Alice Portugal (PCdoB).

Única mulher a integrar a bancada baiana da Câmara dos Deputados e secretária estadual de Mulher do PCdoB, Alice vai ao encontro para discutir políticas de valorização e afirmação da mulher. Ela é autora do Projeto de Lei de número 6653/09, que pretende coibir práticas discriminatórias contra as mulheres nas relações de trabalho.

Sobre o tema mulher e sindicalismo, a deputada defende que as mudanças devem acontecer, primeiro, na própria estrutura dos sindicatos. "É necessário que os sindicatos também tenham nas suas diretorias departamentos femininos, para se debruçar com um olhar de gênero sobre as incongruências do mercado de trabalho", afirma.

Além da CTB-BA, são organizadores do debate o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-BA), o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sinpojud-BA) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e UFRB (Assufba).

De Salvador,
Erikson Walla