Cuba defende eliminação total de armas nucleares até 2025

Cuba defendeu nesta terça-feira (5) a eliminação total das armas nucleares como garantia da paz mundial e a sobrevivência da espécie humana, ao concluir uma conferência internacional sobre o assunto.

“A única maneira realmente efetiva de garantir que a humanidade não sofrerá nunca mais o terrível impacto das armas nucleares, é sua proibição e eliminação total”, afirmou Rodolfo Benítez, representante cubano no Fórum Impacto Humanitário das Armas Nucleares. 

O diplomata lembrou que mais de 19 mil artefatos nucleares ameaçam a própria sobrevivência da humanidade, sem que se avance muito no desaparecimento deste perigo.

Benítez advertiu ao intervir na conferencia sobre o inconveniente para a paz no planeta de doutrinas qie justificam o uso das armas nucleares, cujo emprego qualificou de violação flagrante de normas internacionais relacionadas com a prevenção do genocídio e a proteção ambiental.

“O uso destes meios não pode ser justificado sob nenhum conceito ou doutrina de segurança”, expressou. Para o representante cubano é inaceitável que no mundo se gaste mais em artefatos para fazer a guerra do que na promoção do desenvolvimento.

“Nos últimos 10 anos, os gatos militares cresceram em mais de 49%, recursos dos quais uma boa parte se destina a perpetuar e fazer cada vez mais mortíferas as armas nucleares”, lamentou na jornada final do evento.

Benítez ratificou o compromisso de Cuba com a rápida adoção de uma Convenção internacional sobre o Desarmamento Nuclear, mencionou que a ilha, junto com outros países, promove nos fóruns internacionais o estabelecimento de um calendário concreto para a redução gradativa dessas aramas, até alcançar sua total eliminação e proibição, ao mais tardar em 2025.

Fonte: Prensa Latina