Estado de saúde do presidente Chávez se agrava

O estado geral do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, continua delicado com uma piora da função respiratória, afirmou na noite desta segunda-feira (4) o ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas.

Em rede nacional de rádio e televisão desde o Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, Villegas divulgou um comunicado sobre a saúde do mandatário, seguindo instruções do vice-presidente executivo, Nicolás Maduro. Leia a íntegra:

"O Governo Bolivariano informa ao povo da Venezuela e demais povos irmãos sobre a evolução da saúde do presidente Hugo Chávez.

Leia também:
Villegas: Oposição se irrita por Chávez e o povo não se renderem
 

O comandante presidente completa hoje duas semanas desde que regressou por sua própria decisão à pátria venezuelana, depois da intervenção cirúrgica praticada em Havana, Cuba, em 11 de dezembro passado.

Hoje piorou a função respiratória relacionada com um estado de imunodepressão próprio de sua situação clínica. Atualmente apresenta uma nova e severa infecção.

Ao presidente se está aplicando quimioterapia de forte impacto, entre outros tratamentos complementares com os ajustes derivados da evolução de seu quadro clínico. O estado geral continua sendo muito delicado.

O comandante presidente se mantém aferrado a Cristo e à vida, consciente das dificuldades que está enfrentando e cumprindo estritamente o programa desenhado pela equipe médica.

O Governo Bolivariano continua acompanhando os filhos e demais familiares do comandante presidente nesta batalha plena de amor e espiritualidade e chama todo o nosso povo a manter-se em luta, incólume ante a guerra psicológica desencadeada por laboratórios estrangeiros com altas vozes na direita corrupta venezuelana, que busca gerar cenários de violência como pretexto para uma intervenção estrangeira na pátria de Bolívar.

Igualmente, o Governo Bolivariano repudia a atitude farisaica daqueles inimigos históricos de Hugo Chávez, que sempre lhe dedicaram ódio, insultos e desprezo, e agora tratam de utilizar sua situação de saúde como pretexto para desestabilizar a República Bolivariana da Venezuela.

Afortunadamente, com o comandante Chávez este povo despertou e esses fatores da direita corrupta nunca mais voltarão.

Nesta hora, unidade e disciplina são as bases para garantir a estabilidade política da Pátria.

Viva Chávez!

Caracas, 4 de março de 2013"

Prensa Latina