Chico Lopes: "América Latina mais soberana se despede de Chávez"

Uma América Latina mais forte, unida e soberana se despede de Hugo Chávez. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que recebeu a notícia da morte do líder venezuelano no começo da noite desta terça-feira, 5/3, enquanto a votação dos vetos presidenciais à forma de divisão dos royalties do petróleo mobilizava as atenções no Congresso Nacional.

Para Chico Lopes, toda a América Latina se solidariza com o povo venezuelano, pela partida de Hugo Chávez. "A América Latina perde uma grande liderança. Mas tenho confiança que a Venezuela não deverá sofrer sofrerá problemas para continuar no avanço da unidade progressista da América Latina. Na essência, essa grande aliança progressista, avançada, tanto na Venezuela quanto na América Latina como um todo, vai continuar", ressalta.

"Lamentamos a morte de Chávez, porque foi uma figura polêmica, mas com um forte compromisso com a soberania nacional da Venezuela e com uma América Latina forte e unida, bem diferente daquela que conhecemos durante muito tempo, com ditaduras militares em quase todos os países", compara Chico Lopes.

"Quase sempre criticado pela grande imprensa no Brasil, Hugo Chávez será lembrado pelo seu legado de trabalho pelo social, pela educação, pelo desenvolvimento e pela melhoria da qualidade de vida do povo. Nossa solidariedade ao povo venezuelano e à América Latina como um todo, que hoje vive com muito mais autonomia, dignidade e soberania".

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)