Chico Lopes articula seminário sobre reformulação do ensino médio

Coordenador no Ceará da Comissão Especial da Câmara para Reformulação do Ensino Médio, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) está articulando representantes do Poder Público, entidades atuantes na educação, professores e apoiadores para realizar em Fortaleza um seminário sobre os desafios dessa etapa de ensino.

O seminário terá promoção conjunta da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Ceará e colocará em pauta a realidade do ensino médio e seus objetivos e perspectivas. "Vamos discutir o papel do ensino médio: o que ele tem sido e o que ele deve ser, no Ceará e no Brasil", ressalta o deputado Chico Lopes.

"Há muitos anos o ensino médio tem sido tratado apenas como uma etapa para o acesso do estudante à universidade, mesmo que apenas 12% dos alunos do ensino médio cheguem ao ensino superior, apesar de toda a expansão das universidades nos últimos anos", aponta o deputado. "Precisamos de um ensino médio capaz de oferecer qualificação e perspectivas para o conjunto dos estudantes, incluindo os que hoje seguem diretamente para o mercado de trabalho."

A ideia é reunir no seminário integrantes de entidades ligadas à educação, professores, estudiosos e representantes do Poder Público, para colher sugestões, críticas e avaliações quanto aoensino médio. "O seminário vai gerar um documento, que será encaminhado à Comissão Especial para a Reformulação do Ensino Médio, com a contribuição do Ceará a esse debate nacional", enfatiza o deputado Chico Lopes.

Em preparação ao seminário, o parlamentar já se reuniu, na sexta-feira (1º), com o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (deputado estadual Professor Teodoro), e nesta segunda-feira (4), com o líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza e presidente da Comissão de Educação e Cultura daquela Casa, Evaldo Lima, e com o coordenador de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Élcio Batista. Todos demonstraram bastante receptividade à ideia e disposição em contribuir para o seminário.

Chico Lopes também levará a ideia ao Sindicato Apeoc, às universidades cearenses e às secretarias de Educação do governo do estado e da Prefeitura de Fortaleza, entre outras instâncias do Poder Público ligadas à educação.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)