Emenda Constitucional de Lula Morais decreta feriado no Ceará

O Ceará comemora este ano, pela primeira vez, o dia 25 de março como Data Magna do Ceará, através da Emenda Constitucional apresentada pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB), aprovada e sancionada pela Assembleia Legislativa do Estado.

Em 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, foi abolida a escravidão em toda a província do Ceará. “Nosso Estado foi palco de relevantes movimentos abolicionistas, que denunciavam, pela imprensa, os abusos cometidos pelos senhores de escravos e combatiam o comércio negreiro entre estados”, ressalta o parlamentar.

“Como representante do povo cearense não hesitei em apresenta a Emenda Constitucional que torna o dia 25 de março a Data Magna do Estado, para lembrarmos de todos aqueles que lutaram pela liberdade e a democracia. Temos o orgulho de ser cearense e de comemorarmos os 129 anos da libertação dos escravos, enquanto em todo Brasil é lembrado os 125 anos” enfatizou.

Segundo Lula Morais, o Ceará é muito mais do que a “Terra da Luz”, sendo protagonista e denominado de berço da liberdade, pelo abolicionista José do Patrocínio. De acordo com ele, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos há menos de um ano antes da província do Ceará. Assim, Redenção é conhecida como Rosal da Liberdade.

Ele explica ainda que essa atitude dos nossos antepassados, há mais de cem anos, tem repercussão hoje, pois devido ao fato histórico, Redenção é sede Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). “Cinquenta por cento de seus estudantes são de países de língua portuguesa, principalmente da África, berço dos escravos do Brasil que, agora, vêm para estudar e não mais para ter a mão de obra explorada”, destacou.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)