Lula Morais defende importância do 25 de março na história do CE‏

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) justificou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (07/03), a importância histórica do dia 25 de março para o Ceará. Na data foi instituído, por emenda constitucional, o feriado da Data Magna do Ceará.

O deputado mostrou indignação pelas declarações do historiador Régis Lopes, que afirmou, em matéria do Jornal O Povo de 06/03, que a data “não tem importância histórica nenhuma”, que “os deputados têm que voltar a estudar História” e que a decisão “é um retrato da ignorância, da falta do que fazer”.

Lula Morais trouxe ao plenário alguns trechos do estudo da mestranda Lusirene Celestino França Ferreira, que tem como tema “A repercussão da abolição no Ceará nos periódicos da Corte Imperial (1884)”. No estudo citado, o deputado apresenta passagens que apontam os reflexos da abolição dos escravos no Ceará, em 25 de março de 1884, em manifestações no Rio de Janeiro que chegaram a reunir 10 mil pessoas e acabaram por influenciar politicamente a Abolição da Escravatura no Brasil.

Para Lula Morais a Assembleia foi “agredida de forma vil”. “Não sei se por ignorância ou má fé”, afirmou. “A abolição no Ceará acelerou o processo da no Brasil”, completou. “Precisamos, a partir dessa data, contar a verdadeira história do Ceará na importância da Abolição da Escravatura do Brasil”, assinalou.

Em aparte, o deputado Antonio Carlos (PT) parabenizou Lula Morais e se disse surpreso com a declaração do historiador.

Fonte: Agência de Notícias da AL