CLDF discutirá políticas públicas para a autonomia das mulheres

O intuito é avaliar as Políticas Públicas que vem sendo executadas pelo Governo Distrital, e dar visibilidade às iniciativas da sociedade civil que promovem a equidade de gênero no Distrito Federal. A iniciativa do debate é da deputada Arlete Sampaio (PT), em parceria com o presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT), e com a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF).

CLDFdiscutirá políticas públicas para autonomia das mulheres

Amanhã às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março, e considerando a realidade de permanente opressão e vulnerabilidade das mulheres nas diversas esferas da vida, promoverá Audiência Pública para discutir as demandas e expectativas desse importante segmento social.

Na ocasião, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF homenageará 40 mulheres que participaram do "Mutirão de Informação, Formação e Cidadania" ao longo do ano de 2012. "O governo do Novo Caminho posicionou a questão da mulher com a unidade conceitual que lhe é devida – deslocando o enfrentamento à violência contra a mulher para o amplo cenário das políticas para as mulheres, destinadas a promover a sua emancipação e autonomia e a construir uma sociedade baseada no valor da igualdade entre os gêneros. É este olhar que permeia as ações da Secretaria da Mulher, tanto no que se refere à programação do Março Mulher quanto às demais ações da pasta", explica Olgamir Amancia, secretária de Estado.

Segundo os deputados, não obstante as mulheres representarem a maioria da população brasileira e do DF, terem ampliado sua presença em importantes espaços de poder e conquistado direitos que historicamente lhes foram negados, suas condições reais de vida ainda exigem a atenção comprometida e vigilante do Poder Público e de toda a sociedade.

"A erradicação da violência doméstica e familiar, a igualdade de oportunidades e tratamento no mundo do trabalho, a ampliação da participação política das mulheres, o reconhecimento de seus direitos sexuais e reprodutivos e até pautas mais estruturais como a divisão sexual do trabalho, são questões recorrentes que precisam ser discutidas e reformuladas frente aos desafios atuais", defende Arlete Sampaio.

Wasny de Roure diz que ao promover a referida Audiência Pública "a Câmara Legislativa buscará contribuir com a elaboração de propostas que ajudem a promover a autonomia das mulheres e a equidade de gênero no Distrito Federal".

Além dos autores da iniciativa, foram convidados para enriquecer a discussão a representante do Fórum de Promotoras Legais Populares (PLP) do DF e Conselheira do CDM/DF, Cíntia Mara Dias Custódio; a deputada Federal, Érika Kokay (PT); e o Secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), Daniel Seidel.

Serviço:

Audiência Pública: Políticas públicas que promovem a autonomia das mulheres

Data: 8 de março de 2013

Horário: 19h

Local: Plenário da CLDF