As conquistas das mulheres nos governos Lula e Dilma

A ex-vereadora Majo Jandreice, dirigente do PCdoB de Bauru e integrante da União Brasileira de Mulheres, lembra em artigo, exclusivo para o Vermelho São Paulo, que a luta dos mulheres brasileiras avançou nos governos Lula e Dilma. Majo destacou ainda a necessidade de que as novas etapas dos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) levem em conta as demandas das mulheres.

MUITO MAIS QUE SAIA E BATOM….as mulheres brasileiras neste 8 de março!

“Arrisca teus passos por caminhos que ninguém passou, arrisca tua cabeça pensando o que ninguém pensou”

Por Majo Jandreice

Esses dizeres foram pichados no teatro Odeon de Paris , em maio de 1968, num ano histórico de luta de jovens do mundo todo. Esta é uma frase que pode ser usada neste 8 de março, que marca a luta e a trajetória das mulheres brasileiras e tantas outras no mundo inteiro que estão nas nas lutas pela construção da sociedade igualitária, da auto determinação dos povos e a de caminhos democráticos e soberanos de suas nações.

Nós mulheres brasileiras só começamos a votar em 1932. Caminhamos. Lutamos e tivemos grandes conquistas. Representamos 52% dos brasileiros, queremos e podemos estar efetivamente presente nos espaços de poder e decisão.

Nas eleições de 2010 as mulheres brasileiras deram um passo a frente quando Dilma foi eleita e assumiu o cargo de dirigente máxima deste nosso Brasil!

No Governo Lula, as brasileiras já tiveram grandes conquistas. Foi criada a Secretaria Especial de Políticas para as mulheres, a elaboração do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. Programas sociais importantes para a diminuição da desigualdade social foram implementados e consolidados. Dois grandes exemplos são o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. E como prova de confiança ao potencial da mulher, por lei a escritura das casas do programa saem preferencialmente no nome da mulher.

E, neste 8 de março de 2013, mais uma vez as mulheres estarão nas ruas pela valorização do trabalho, pelo combate a todas as formas de violência, pela ocupação dos espaços de poder, pela reforma política, por um novo projeto nacional de desenvolvimento.

A Presidenta Dilma criou o PAC para o Desenvolvimento Econômico. Queremos que as mulheres sejam contempladas. Já está sendo implantado o PAC 2, e será preciso garantir recursos para equipamentos e projetos que melhorem a vida das mulheres, como implantação de mais creches, lavanderias coletivas, áreas de lazer e atividades culturais.

Em cada 8 de março, as possibilidades as esperanças sempre são renovadas e, os que os sonhos sonhados e alimentados pelas mulheres dia após dia, nas tantas e tantas lutas, sem desistirem, sem se abaterem e sem se renderem pelas dificuldades dos caminhos ainda a serem percorridos….

Nossa homenagem e respeito a grande as mulheres que ocupam grandes espaços de Poder como a Presidenta Dilma, a vice Prefeita da grande capital paulista, a Nádia Campeão, e a todas as mulheres que em cada canto desse nosso imenso país , que são destemidas , guerreiras e arriscam os passos por caminhos que ninguém passou, arriscam suas cabeças pensando o que ninguém pensou, num andar e num pensar feminino na busca e na construção de uma nova sociedade , de um novo país.

Majo Jandreice é membro da UBM-SP e Dirigente do PCdoB-Bauru. Foi vereadora no município por quatro mandatos.