Encontro debate as formas de erradicação das doenças do trabalho

O Centro de Estudo, Prevenção e Apoio aos Portadores de LERDORT (CEAPLER) promove, na próxima quarta-feira (13/3), uma manhã de debates sobre as doenças relacionadas ao trabalho. O evento faz parte das ações do 28 de fevereiro, Dia Internacional de Conscientização sobre as LER-DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Gratuitos, os debates contarão com a participação de especialistas nas áreas médica e jurídica e terão como foco das discussões as formas para a erradicação do problema. O encontro vai acontecer no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), localizado no Corredor da Vitória, a partir das 8h30.

“Estamos trazendo também discussões sobre as formas de prevenção da doença e sobre o respeito aos trabalhadores, pelas empresas, e aos adoentados, principalmente no que se refere a Previdência Social. A sociedade tem que se conscientizar desse mal, que precisa ser extirpado”, afirma Fernando Dantas, membro do CEAPLER.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA), através do programa Agenda Bahia do Trabalho Decente, que também atua na luta contra as doenças ocupacionais.

As LER/DORT

Tendinite, Tenossinovite e Bursite são algumas das doenças causadas pelo excesso de movimentos repetitivos e pela precarização das relações de trabalho. Elas se tornam freqüentes com a propagação da informática, dos computadores e de outras novas tecnologias, a partir da década de 1990, afetando a saúde de diversos segmentos de trabalhadores.

Com passar dos anos, a LER/DORT ganhou contornos de uma epidemia mundial, sendo responsável pelo afastamento de milhares de trabalhadores de seus postos de trabalho, principalmente entre bancários, operadores de telemarketing e de linha de montagem, digitadores, secretárias e caixas de supermercados.

O 28 de fevereiro

O quadro levou os Movimentos Sindicais de diversos países a instituírem, no ano 2000, o dia 28 de fevereiro como o “Dia Internacional de Conscientização sobre as LerDort”, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores e a sociedade da necessidade da prevenção e combate aos efeitos dessa grave doença ocupacional.

No ano seguinte, em 2001, foi fundado o CEAPLER (Centro de Estudo, Prevenção e Apoio aos Portadores de LERDORT), que conta com a parceria de entidades sindicais e instituições do Controle Social, com a intenção de promover ações que ajudem os trabalhadores portadores de LER/DORT. O centro busca a preservação e o respeito dos direitos desses trabalhadores pelas empresas e órgãos governamentais, como a Previdência Social e o Judiciário.

De Salvador,
Erikson Walla