Recife chega aos 476 anos celebrando o amor pela cidade
Dois dias de festa com muita música e declarações de amor pela cidade. Os 476 anos do Recife começaram a ser comemorados pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Cultura, desde domingo (10), em dois polos: um na zona norte – Morro da Conceição e outro na zona sul – Parque Dona Lindu.
Publicado 11/03/2013 11:27 | Editado 04/03/2020 16:56
Na terça-feira (12/03), data oficial do aniversário, acontece o tradicional corte do bolo, na Praça do Arsenal.
O encontro do Samba com o Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, vai marcar o início das comemorações no Morro da Conceição. A partir das 13 horas tem o “Samba do Recife no Morro”, espetáculo que vai harmonizar as diversas formas e sonoridades do samba tocado na cidade, desde aquele que anima os terreiros de jurema ao samba de velha guarda. A anfitriã da festa, Karynna Spinelli, receberá como convidados Wellington do Pandeiro, Belo Xis e Jorge Riba, representando o Samba de Maria, Gerlane Gel, Luísa Pérola e Selma do Samba, e A Jurema Fala terá Alexandre L’omi L’odò, Mestra Joana e Lucas dos Prazeres.
Na sequência, a Orquestra Popular do Recife e a Cia Tradição de Dança se apresentam no palco. Depois o Maracatu Estrela Brilhante e a Escola de Samba Galeria do Ritmo desfilam pelas ruas do Morro. Nos intervalos das apresentações, o Mestre de Cerimônia, o ator Zé Ramos, interpreta textos de autores consagrados sobre o amor que o Recife desperta.
Do outro lado da cidade, no Parque Dona Lindu, as comemorações começam às 16h, com a apresentação da Cia de Dança Fátima Freitas, Orquestra de Frevo 19 de Fevereiro, passistas do Grupo Saltos e Bloco da Saudade. A “História do Frevo” será contada e tocada pela Orquestra Sinfônica do Recife, com a participação do Maestro Spok. Para compor o roteiro sobre os ritmos e modalidades do frevo, a aula-espetáculo contará com a participação de Claudionor Germano, Coral Edgard Moraes e os passistas campeões de 2013. O “rei”, Reginaldo Rossi, em clima de amor pela cidade, encerra as apresentações do domingo.
Corte do Bolo
Quatrocentos e setenta e seis quilos de bolo, um para cada ano da cidade. Assim os recifenses vão festejar o aniversário com o tradicional corte do bolo, na terça (12/03), a partir das 19h, na Praça do Arsenal. Antes disso, a partir das 17h30 o clima de festa já toma conta do lugar com as apresentações do “Urso Zé da Pinga”, “Orquestra de Frevo 100% Mulher”, “Bloco Pierrot de São José” e dos passistas campeões de 2013. Depois do corte ainda se apresentam o “Maracatu Mirim Nação Estrelar”, o afoxé “Ilê de Egbá”, os “Caboclinhos Canindé do Recife” e o bloco “Eu Quero Mais”.
Confira abaixo a programação completa.
Fonte Site da Prefeitura do Recife.