UFC engajada na luta pelos royalties do petróleo para educação
A Universidade Federal do Ceará irá se engajar na campanha que propõe aplicar 100% dos royalties do petróleo em educação, conforme garantiu o Reitor Jesualdo Farias no encontro que manteve com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em seu gabinete. O senador tem projeto de lei a respeito do assunto e espera o engajamento de toda a bancada federal cearense para aprová-la.
Publicado 13/03/2013 10:51 | Editado 04/03/2020 16:28
O Professor Jesualdo ressalta que os recursos seriam aplicadas em educação de todos os níveis, da educação infantil a cursos de pós-graduação. Atualmente os royalties do petróleo são aplicados, principalmente, em obras de infraestrutura, mas para o Reitor direcionar os recursos para a área educacional é uma maneira de investir em um bem definitivo.
No início de abril, quando começa o primeiro semestre de 2013 na UFC (o calendário foi adaptado em decorrência da greve de professores do ano passado), serão feitas manifestações em todos os campi da Universidade, em Fortaleza e no Interior (Cariri, Sobral e Quixadá), segundo informou o Reitor, que diz contar com a adesão de lideranças estudantis, servidores e professores. "O objetivo é sensibilizar a população a se engajar nessa luta", acrescentou.
O Reitor comunicou ao senador Inácio Arruda que já levantou a bandeira no sentido de destinar 100% dos royalties do petróleo à educação, em duas entidades de que é integrante: o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT) e a Associação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Fonte: Portal da UFC