Celac estuda formas de fortalecer intercâmbio cultural na AL
A primeira reunião de ministros de Cultura da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada em Paramaribo, Suriname, tem como objetivo “reconhecer e consolidar as bases de nossa cultura como uma unidade dentro da diversidade”. O Suriname também será sede, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), do 19º Fórum de Ministros de Cultura da América Latina e do Caribe.
Publicado 14/03/2013 13:16
De acordo com o presidente do Comitê Organizador do Festival das Artes do Caribe, Ivan Graanoogst, a reunião da Celac irá fortalecer a cultura latino-americana e caribenha e “constitui uma plataforma importante para sentar as bases do intercâmbio regional. É necessário reconhecer e consolidar as bases de nossa cultura como uma unidade dentro da diversidade”.
O presidente lembrou ainda que o Suriname faz parte da Caricom (Comunidade do Caribe), “por isso temos a obrigação de reformular políticas culturais que nos permitam manter um intercâmbio constante com os países da América Latina e do Caribe. Nosso presidente é da opinião de que não devemos só falar de estratégias, senão especificar iniciativas que permitam conservar e aumentar o patrimônio do Suriname e da região”, explicou o representante.
A reunião, deverá traçar as diretrizes de trabalho para construir uma nova arquitetura regional.
Criada em 2011 em Caracas, a Celac promove vínculos efetivos de cooperação, equidade econômica e justiça social para o desenvolvimento sustentável e a integração de América Latina e do Caribe. Atualmente, a presidência pró-témpore é exercida por Cuba.
Da Redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina