HRT realiza campanha no Dia Mundial do Rim

Objetivo é chamar atenção sobre a importância da prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), seus riscos e tratamento

A equipe de nefrologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) lança, nesta quinta-feira (14), de 8h ao meio-dia, a campanha "Pare de agredir o seu rim", no ambulatório da unidade de saúde. O objetivo é chamar atenção da população sobre a importância da prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), seus riscos e tratamento. A iniciativa celebra o Dia Mundial do Rim e foi criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim.

Durante a ação, uma equipe multidisciplinar formada por 32 profissionais, entre nefrologistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vai avaliar o paciente, com aferição de pressão arterial e taxa de glicose. A partir dessa triagem, os pacientes serão orientados sobre os possíveis riscos de problemas renais ou, em caso de confirmação, indicar o tratamento.

Devido ao sucesso da campanha no ano passado, o serviço de nefrologia do HRT resolveu dar continuidade ao trabalho. Em 2011, foram atendidos 300 pacientes, e, desse total, 49 pessoas apresentaram doença renal.

Nesta edição, os organizadores pretendem ampliar o alcance da iniciativa para conscientizar o maior número de pessoas quanto à atenção com a saúde e construção de hábitos saudáveis de vida para preservação desses órgãos.

Transplantes

Além da iniciativa voltada aos cuidados dos rins, o Distrito Federal também realizou expressivo número de transplantes. No ano passado, alcançou a marca de 104 cirurgias – 87 de doadores mortos e 17 de doadores vivos. O recorde anterior foi registrado apenas em 2000, com 95 operações (doações de 55 mortos e 40 vivos). Atualmente, os hospitais de Base, com 60% dos procedimentos, e o Universitário de Brasília (HUB), com 40%, são os responsáveis no DF por esse tipo de cirurgia.

Sete regras básicas:

1. Saiba a sua pressão arterial
2. Controle o açúcar no sangue
3. Faça atividade física
4. Reduza sal na comida
5. Beba água
6. Não fume
7. Não use remédios sem orientação médica