Livro resgata história de luta e soberania do povo haitiano

Fruto de um trabalho de 18 meses, o livro "Haiti por si: a reconquista da independência roubada” materializa um ideal da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (www.adital.com.br) de mostrar ao mundo e, principalmente, aos haitianos, um Haiti feito pelos próprios habitantes do país mais pobre das Américas. Prefaciado pelo Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel e com contribuição de Frei Betto,

O livro-reportagem é o resultado de um intenso processo de pesquisas e entrevistas, que juntou jornalistas e colaboradores brasileiros, haitianos e de outras nacionalidades na tarefa de resgatar o sonho de soberania que ainda existe no país e em seu povo, mesmo depois de séculos de exploração e submissão aos interesses das potências capitalistas. O livro será lançado oficialmente em audiência pública nesta quinta-feira (14), no auditório Deputado Almir Pinto, da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, a partir das 15h30.

Como afirma a editora e organizadora do livro, a jornalista brasileira Adriana Santiago, "Haiti por si” é ao mesmo tempo um ideal e um atrevimento: "escrever uma reportagem que mostrasse uma perspectiva para uma nação que não é a sua”. Esse foi o desafio que a Adital, agência de notícias que há mais de 10 anos dá espaço às manifestações dos movimentos sociais de toda a América Latina via Internet, colocou para a equipe de profissionais que se comprometeu com a tarefa. No final, todo o esforço rendeu 190 páginas, em que o intuito, por meio de um visual moderno e colorido, é mostrar que o Haiti é muito mais do que o cenário de catástrofe que a grande mídia mostra todos os dias. O livro será traduzido ainda para crioulo haitiano e para francês, e também será lançado no Haiti.

A Adital, nas pessoas do seu diretor executivo, padre Ermanno Allegri, e da jornalista Adriana Santiago, fizeram visitas ao Haiti onde puderam colher in loco material por meio de entrevistas e fotografias. Fundamental foi contar com a contribuição de jornalistas haitianos que, mais do que ninguém, podem falar o que se passa em sua terra.

"Haiti por si” está dividido em seis capítulos: História, Reconstrução, Economia Solidária, Soberania Alimentar, Cultura e Democracia Participativa. Essas seis linhas de investigação partiram de propostas dadas pelos próprios movimentos sociais haitianos e são eixos que já norteiam as ações de muitos deles. No capítulo sobre história, Woody Edson Louidor, chama a atenção para as raízes ancestrais da aparente subserviência, do excesso de exploração e a origem da força do haitiano. Phares Jerôme traz no capítulo da reconstrução, os processos de refundação e tenta explicar como é importante ir muito além de elevar paredes de concreto.

Ao falar no capítulo de economia solidária, Jerôme mostra ainda que é necessária uma integração econômica voltada para a emancipação do país em relação às ajudas internacionais, com saídas locais e reforma da cidadania. No capítulo sobre soberania alimentar Jerôme mostra que a agricultura familiar é a saída para a subsistência do país e a retomada das exportações. Nélio Joseph trabalha com a cultura e defende que esta é a grande vitrine que vai elevar o Haiti em sua soberania e autoestima, pois seja na música, na pintura, no artesanato, na literatura, a cultura é o único ambiente onde o Haiti é competitivo no plano internacional.

Por fim, no capítulo sobre democracia participativa foram colocadas por Adriana Santiago, Benedito Teixeira e Paola Vasconcelos questões mais políticas, que atravancam o desenvolvimento do país, destacando algumas alternativas para os impasses.

Como afirma o padre Ermanno Allegri: "No meio de mil dificuldades, está acontecendo o que Toussaint Louverture (o precursor da independência haitiana) disse em 1802 ao ser capturado e deportado pelos franceses: ”Vocês me derrubaram, mas só cortaram o tronco da liberdade dos negros. Ela brotará de novo porque suas raízes são muitas e profundas”.

Serviço

Lançamento e audiência pública sobre livro "Haiti por si: a reconquista da independência roubada", hoje (14), às 15h30, no Auditório Deputado Almir Pinto, complexo das Comissões Técnicas, Assembleia Legislativa do Ceará, Avenida Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres. Preço: R$ 45, no site adital.com.br

Fonte: Adital