BNB: João Ananias pede suspensão de execuções

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou na Tribuna da Câmara sobre as execuções de terras promovidas pelo BNB. O Parlamentar destacou que o BNB está cobrando as dívidas dos pequenos e médios proprietários de terras situadas no semiárido cearense, mesmo com a grave situação de seca enfrentada pela região.

Ele fez também um apelo à Presidenta Dilma para que suste imediatamente as execuções e encontre outra forma de tratar os nordestinos. “Não é tomando-lhes a terra, único meio de sobrevivência, que se resolverá o problema”.

Discurso na íntegra

Recebi reclamações muito justas, em tom de clamor, por parte de proprietários de terras situadas no semiárido cearense, de execuções promovidas pelo BNB, com a tomada dessas terras em pleno período de seca pelo segundo ano em nosso estado, o Ceará. Estou encaminhando requerimento à direção do Banco do Nordeste pedindo informações, pois as denúncias que foram a mim encaminhadas são muito graves. No município de Pedra Branca, no Ceará, segundo consta, mais de 150 execuções estão acontecendo.

Não posso concordar que em plena e grave seca que por dois anos, de forma severa, destrói os rebanhos, empobrece ainda mais nosso povo, que se encontra privado até de água para consumo humano, o nosso banco de fomento, o BNB (Banco do Nordeste do Brasil), esteja promovendo dessa forma a cobrança das dívidas dos pequenos e médios proprietários de terra.

Como podem ser saldadas essas dívidas? É preciso mais sensibilidade diante do grave quadro que enfrentamos. Faço apelo à Presidente Dilma para que suste imediatamente essas execuções e encontre outra forma de tratar os desvalidos nordestinos, tão sofridos ao longo do tempo. Não é tomando-lhes a terra, único meio de sobrevivência que se resolverá o problema.

Era só Sr Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB/CE)