Chico Lopes reforça necessidade de Integração do São Francisco

A Integração do Rio São Francisco é fundamental para que o semiárido nordestino possa vivenciar uma nova etapa de desenvolvimento, com segurança hídrica e proteção para a população, mesmo em períodos de seca. 

A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que nesta segunda-feira, 18/3, véspera do Dia de São José (feriado oficial no Estado do Ceará, em homenagem ao padroeiro do Estado, e data importante, segundo a sabedoria popular, para saber se o ano será de seca ou terá boas chuvas), destacou em pronunciamento na Câmara Federal a necessidade de mais agilidade nas obras do projeto São Francisco.

“O Dia de São José é uma tradição cearense, faz parte da nossa cultura. Mas é preciso procurar mecanismos para conviver com a seca. Por mais que haja ações do Governo do Estado e do Governo Federal para tentar amenizar os efeitos da seca, o problema é maior. Precisamos reforçar a obra da Integração do São Francisco, para buscar uma solução de fato”, defendeu Chico Lopes.

“O atraso nas obras prejudica o povo e a produção no Nordeste. É importante o novo compromisso da presidente Dilma, em finalizar a Integração do São Francisco até 2015. A sociedade deve apoiar esse projeto, cobrar que ele saia do papel, porque aí sim vamos ter um instrumento para garantir uma ação maior, no combate à seca”, acrescenta o deputado.

“Precisamos aproveitar este momento em que a bancada do Nordeste está articulada, unida, vindo do debate dos royalties do petróleo, para garantir que o Congresso faça sua parte na fiscalização e na defesa dessa obra, que é fundamental para a nossa região e para todo o Brasil”, conclui Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)