Chico Lopes: "Administração do Dnocs continuará em Fortaleza"

A administração do Departamento Nacional de Obras contra as Secas permanecerá sediada em Fortaleza e não será centralizada em Brasília. A informação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que participou de audiência, na Câmara dos Deputados, com o secretário executivo do Ministério da Integração, Alexandre Navarro, e parlamentares de diversos estados nordestinos, sobre o futuro do Dnocs e a necessidade de revitalização do Departamento.

"Criticamos fortemente a possibilidade de mudança de administração do Dnocs para uma centralização em Brasília. Como resposta, durante a reunião, o representante do Ministério, Alexandre Navarro, descartou essa mudança", afirmou Lopes, contrário à ideia, por considerar que o problema central do Dnocs é a necessidade de mais recursos, mais atenção por parte do Governo Federal e maior quadro de pessoal capacitado para atuar em projetos e ações contra a seca, "em períodos como esse que estamos passando agora e também em uma ação continuada".

"O Dnocs tem que manter o foco no Nordeste, a partir da presença da sua própria administração, que deve continuar na região. Vamos inclusive reforçar essa necessidade na próxima terça-feira, dia 2/4, quando da visita da presidente Dilma ao Ceará. Vamos abordar essa questão, além da luta pela refinaria no Estado", antecipa Chico Lopes.

Segundo o deputado, na reunião desta quarta-feira, com o Ministério da Integração Nacional, foi definida a criação de uma comissão, com pelo menos dois parlamentares de cada estado nordestino, encarregada de apresentar propostas de melhorias para o Dnocs e de definir prioridades para a atuação do órgão.

"A comissão vai desenvolver suas propostas, levando em conta também as propostas já colocadas pelos servidores, que são fundamentais. O foco do Dnocs não pode ser só cuidar de açudes. Ele tem que ser um organismo regional, com foco nos municípios, cuidando de estradas, barragens, obras de engenharia e ações para o combate às consequências da seca e para a melhor convivência com o semiárido", acrescentou Chico Lopes.

"O Ministério reforçou que o Governo Federal está comprometido em garantir ao Dnocs condições de atuar para buscar soluções aos problemas do Nordeste. Revitalizando o Dnocs, com mais recursos e com um novo concurso, porque vários engenheiros estão perto de se aposentar. Tem que abrir concurso, dar condições para que o Dnocs volte a cumprir o seu papel, que é da maior importância para o Nordeste e o Brasil", complementou Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)