Bolívia e Equador reafirmam críticas à Comissão Interamericana 

O presidente da Bolívia Evo Morales disse nesta segunda-feira (18) que está avaliando a possibilidade de retirar o país da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), segundo ele, porque o organismo não segue seus próprios princípios em defesa dos direitos humanos. 

"Estou pensando seriamente em nos retirarmos da CIDH," disse o presidente boliviano, em uma conferência à imprensa no palácio do governo.

Ele acrescentou que vê a CIDH como outra base militar dos Estados Unidos, “insinuam, julgam os países e com o que contribuem?".

No sábado (16), o presidente equatoriano, Rafael Correa, sugeriu novamente a necessidade de uma reforma das organizações regionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), e da CIDH, porque, de acordo com ele, são organismos dominados por nações hegemônicas. 

Já na semana passada Correa também havia abordado a inadmissível herança neocolonial da burocracia da CIDH da OEA, "que pretende impor-se sobre a soberania dos Estados."

Ainda, o governo equatoriano anunciou nesta segunda também a viagem do seu chanceler, Ricardo Patiño, a vários países do Caribe, para compartilhar as propostas de melhora ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos, prévio à Assembleia Geral da Organização de Estados Americanos na próxima sexta-feira (22).

Leia mais: Equador anuncia novo Plano Nacional para o Bem-viver
                     Chanceler equatoriano explicará reforma da CIDH no Caribe 
                     Rafael Correa: É inadmissível o neocolonialismo da OEA

Com Agência Brasil