Com a Copa, SãoPaulo atrai eventos para 2014

A cidade de São Paulo (SP) está a 13 meses de receber o maior evento de sua história: o pontapé inicial da 20ª Copa do Mundo, em 12 de junho de 2014, na futura Arena Corinthians. Além da partida inaugural – com a Seleção Brasileira em campo –, a abertura será marcada por uma cerimônia oficial, como ocorre desde a primeira edição do Mundial, em 1930, no Uruguai.

Segundo o Comitê Organizador Local da Copa (COL), a solenidade deve seguir o formato das últimas edições do torneio, sendo dividida em três partes. Na primeira, de cerca de meia-hora, haverá uma série de apresentações artísticas, com destaque para atrações brasileiras. Em seguida, serão anunciadas as 32 seleções participantes do Mundial. Já na parte final, a presidenta Dilma Rousseff fará um breve pronunciamento, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, abrirá formalmente a Copa no Brasil.

Além da cerimônia de abertura, São Paulo terá outros eventos em 2014. Na véspera da Copa, o Transamerica Expo Center se abrirá para o Congresso da Fifa. A entidade máxima do futebol espera a presença de 1.500 pessoas, entre representantes das 209 federações nacionais afiliadas – a “família Fifa” –, equipe de apoio e imprensa.

Já na tarde de 12 de junho, começa a festa oficial do torneio – a Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. Organizado pela Fifa e pela TV Globo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o evento se estende até a final da Copa. Segundo a Fifa, a Fan Fest – que oferece exibições públicas de todos os jogos do Mundial -2014, além de shows e atrações musicais – é “o melhor lugar para estar durante o torneio depois do estádio”.

Mas a grande vedete da Copa em São Paulo será, claro, o próprio futebol. A Arena Corinthians se prepara para abrigar seis partidas do Mundial – sendo quatro da primeira fase, um das oitavas-de-final e a segunda semifinal. As seleções que que atuarem em São Paulo poderão se preparar, às vésperas dos jogos, nos Campos Oficiais de Treinamento da cidade-sede – a futura Arena Palestra Itália, o estádio do Pacaembu e o CT do Audax. Com tantos atrativos, mais de 1,2 milhões de turistas devem visitar São Paulo na Copa.

Assessoria de Comunicação da SPCOPA