Fortaleza: Anita Leocádia lança livro sobre Luiz Carlos Prestes

O sobrenome dela tem um peso histórico significativo. Filha dos militantes comunistas Olga Benário Prestes e Luís Carlos Prestes, Anita Leocádia Prestes é um nome que muito cedo figurou na história do Brasil. Ela nasceu na prisão feminina no Campo de Concentração de Barnimstrasse (Alemanha), durante o período ditatorial de Hitler. Ao terminar sua fase de amamentação, com apenas 14 meses, Anita foi separada da mãe e entregue à avó paterna, Leocárdia.

A partir daí, a filha de Prestes começava sua própria narrativa, sempre cercada pela luta política e social de seus pais. Enveredou pelo campo da Química, onde se graduou em 1964 pela Escola Nacional de Química. Foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército, em virtude de sua militância política. Em 1990, já professora de História do Brasil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anita recebe o título de doutora em História. Aliando sua experiência profissional com sua própria história, Anita vem a Fortaleza, nesta sexta-feira (22), lançar o livro “Luiz Carlos Prestes – o combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)”.

“Além de lançar o livro de sua autoria e abrir a exposição de registros documentais da passagem de Luiz Carlos Preste pelo Ceará, ela terá conversas políticas com militantes. Sua presença é importante, pois se trata de uma pessoa ligada diretamente com a História do Brasil. Ela nasceu no campo de concentração política. Fato importante devido à memória daquele momento político. Além disso, vivenciamos um fortalecimento do estado democrático do direito e, além do mais, trará um fortalecimento da Comissão da Verdade por conta das suas revelações históricas”, comenta Mário Albuquerque, presidente da Comissão Especial Wanda Sidou do Estado do Ceará e Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Sobre o livro

O livro se concentra no período da atuação política de Prestes entre a aprovação da Declaração de Março de 1958 pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento, em 1990. Segundo a apresentação, “o leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado ‘stalinismo’ no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/57”. O lançamento do livro acontece na Câmara Municipal de Fortaleza, às 19h.

A programação inclui ainda a abertura de uma exposição na Associação 64/68 – Anistia (Rua Instituto do Ceará, 164 – ao lado da FEAAC-UFC, em 22 de março, às 17h) e uma fala de Anita no Centro de Formação Frei Humberto, no sábado (23). A visita faz parte de uma turnê que a historiadora iniciou no Nordeste poucos dias antes, em 18 de março, e tem a capital cearense como última parada. “Para mim, a vinda é um fato histórico, logo porque vivemos em um país onde a população não preserva sua memória histórica”, afirma Albuquerque.

A exposição

A exposição Prestes no Cear conta com imagens e documentos referentes ao período em que o comunista esteve no Estado. Montada pelo coletivo Aparecidos Políticos, a mostra entrelaça a linguagem do stencil à fotografia, sempre com o tema que remete ao título. De um lado, a exposição traz um mapa do Ceará com o percurso da Coluna Prestes, fazendo referência àquele período. De outro, concentra a recuperação histórica da década de 50 aos anos atuais – inclusive trazendo sua ligação a figuras locais, como o comunista Tarcísio Leitão e outros companheiros. O texto de abertura é de Mário Albuquerque. No sábado, Anita profere a palestra “A Carta aos Comunistas de Luiz Carlos Prestes: antecedentes e desdobramentos”, no Centro de Formação Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445 São João do Tauape).

Para Mário Albuquerque, a presença de Prestes no Ceará foi marcante, principalmente pela peregrinação da coluna Prestes. “Em Crateús, ocorreu o combate mais duro, inclusive onde dois combatentes foram mortos. Até hoje, o túmulos deles são visitados. Alguns moradores acreditam que estes combatentes estão no céu e fazem questão de enterrar as crianças próximas e clamam para que recebam os anjinhos”, revela.

Apresentação do livro

Dando prosseguimento às pesquisas que vem empreendendo sobre o papel de Luiz Carlos Prestes na elaboração e na aplicação das políticas do PCB em diferentes momentos de sua trajetória, a professora Anita Leocadia Prestes apresenta, neste livro, os resultados da investigação histórica da atuação política de Prestes, a partir da aprovação da Declaração de Março de 1958 pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento em 1990.

O leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado "stalinismo” no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/57. Com Prestes ocupando o cargo de secretário-geral do PCB, a Declaração de Março de 1958 representou uma virada na política dos comunistas brasileiros, o abandono de uma orientação estreita e sectária, cuja maior expressão fora o Manifesto de Agosto de 1950. Mas significou também a reafirmação da ideologia nacional-libertadora, cuja influência marcara a história desse partido.

A existência de um acervo de documentos inéditos ou pouco conhecidos – o que se explica pelo fato de Prestes, na qualidade de secretário-geral do Partido, não poder criticar publicamente as posições e as ações políticas do PCB – permitiu à autora desvendar episódios desconhecidos ou obscuros da história dos comunistas brasileiros e da biografia de Luiz Carlos Prestes.

Em tempo

A vinda de Anita é uma iniciativa de um grupo de diversas entidades e instituições: Aparecidos Políticos, Associação 64 / 68 – Anistia, Centro de Formação Frei Humberto, Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Desarma Brasil, Editora Expressão Popular, Instituto Caio Prado Jr., Mandato Ecos da Cidade – Ver. João Alfredo (PSOL), MST, PCB-CE, Projeto Marcas da Memória (Comissão de Anistia-Ministério da Justiça), Rede Nacional dos Advogados Populares, Sociedade dos Poetas Vivos.

Anita esteve por toda a vida dedicada à luta política, principalmente, através de sua formação como historiadora. É autora de diversos livros – entre eles Anos Tormentosos, de 2002, Os Comunistas Brasileiros (1945-1956/58) e Luiz Carlos Prestes e a Política do PCB, de 2010, e La Coluna Prestes (em espanhol), do ano seguinte.

Em setembro de 1979, a Justiça extinguia a punibilidade da sentença que a condenou à prisão, com base na primeira Lei de Anistia no Brasil. Em 2004, recebeu a indenização de R$100 mil pela Lei de Anistia, que doou ao Instituto Nacional de Câncer.

Serviço

Exposição Prestes no Ceará

Onde: Associação 64/68 – Anistia: Rua Instituto do Ceará, 164 – ao lado da FEAAC-UFC
Quando: 22 de março, às 17h
Outras informações: 3223 6468

Lançamento do livro Luiz Carlos Prestes – o combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)

Ano: 2012
N° de páginas: 335
Preço: R$ 25
Local: Câmara Municipal de Fortaleza: Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro
Data: 22 de março, às 19h30
Outras informações: 3444-8361 (Gabinete do ver. João Alfredo)

Palestra com Anita Leocádia Prestes

Tema: A Carta aos Comunistas de Luiz Carlos Prestes: antecedentes e desdobramentos.
Local: Centro de Formação Frei Humberto – Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape.
Data: 23 de março
Hora: 8h30 às 12h
Outras informações: 3472-5572

Fonte: Agência da Boa Notícia