SSA: Trabalhadores de supermercado decretam estado de greve

Mais uma categoria insatisfeita com as condições de trabalho e descaso do patronato declara estado de greve, unindo-se aos professores da rede municipal e os médicos da rede estadual de saúde. Em assembleia realizada nesta quarta-feira (20/03), os comerciários decidiram que vão parar os supermercados de Salvador caso os empresários não atendam à pauta de reivindicações. Pó conta disso, declaram estado de greve.

A negociação com o setor patronal segue avanço, principalmente em relação às cláusulas sociais e econômicas. A categoria reivindica reajuste de 7% para o piso e de 6,77% para os salários acima, além do pagamento correto das horas trabalhadas aos domingos e feriados. De acordo com o Sindicato dos Comerciários, os empregados do setor trabalham todos os domingos do ano, no total de 52, mas só recebem por 38.

Outro ponto da minuta entregue ao empresariado do setor é o fim do assédio moral. Os trabalhadores convivem diariamente dentro dos supermercados com humilhações, perseguições, cobranças excessivas.

Pior, correm sérios riscos, tendo em vista o crescimento no número de assaltos nos estabelecimentos, principalmente os que têm caixas eletrônicos ou lotéricas instalados. Em Salvador, somente nesta quarta (20/03), dois mercados da mesma rede foram assaltados. Por conta disso, a categoria exige mais investimento em segurança.

De Salvador,
Maiana Brito