PCdoB/CE reúne vinte cidades no Fórum Regional de Sobral

 Dirigentes e lidereranças comunistas de vinte cidades estiveram reunidas no Fórum Regional do PCdoB em Sobral, no sábado (2). Participaram do evento o senador Inácio Arruda, os deputados João Ananias e Lula Morais, prefeitos, vice prefeitos e vereadores. 

INácio Arruda Sobral

 Com uma presença destacada de lideranças partidária e de dirigentes de vinte comitês municipais, o PCdoB/CE realizou no último sábado mais uma reunião regional, a da região de Sobral e Zona Norte do Estado. O encontro, realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) teve como objetivo fazer um balanço do trabalho político do partido na região, avaliar o resultado eleitoral de 2012 e projetar a ação partidária para 2013, ano em que os comunistas realizarão seu 13º Congresso Nacional.

Dentro as lideranças partidárias presentes destacam-se o senador Inácio Arruda, o deputado federal João Ananias e o deputado estadual Lula Morais. Também participaram o prefeito Eldinha, de Santana do Acaraú, os vices prefeitos Raimundo Sales, de Miraíma, e Zezé Militão, de Groairas, além de presidentes de Câmaras Municipais, Secretários Municipais e vereadores filiados ao PCdoB. Em nome do Secretariado Estadual, compareceu Inácio Carvalho, secretário de comunicação.

A abertura do encontro foi prestigiada pelo prefeito e o vice-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (Veveu) e Carlos Hilton Soares, respectivamente. Em sua saudação aos comunistas o prefeito, que militou no partido quando atuava no movimento estudantil em Fortaleza, destacou contribuição dos parlamentares e militantes do partido para o êxito das administrações municipais da cidade desde que o atual governador Cid Gomes assumiu a prefeitura em 1997, assim como ressaltou a trajetória dos comunistas na história do Brasil.

Ao falarem para os mais de 100 comunistas presentes ao encontro, os deputados João Ananias e Lula Morais destacaram os avanços que o partido viveu nos últimos anos e o sucesso eleitoral em muitos municípios com a eleição de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além da vitória prefeitos aliados que buscaram entre os quadros do partido nomes para compor suas equipes de governo. Ananias ressaltou a retomada da prefeitura de Santana do Acaraú, onde o partido já governou em outras ocasiões e realizou experiências exitosas, dentre elas o “Conselhão”, que reúne representantes de todos os segmentos sociais e de diversas instituições para debater os problemas da cidade e buscar soluções conjuntas. Lula Morais chamou atenção para o desafio de exercer os mandatos de prefeitos e vereadores tendo em vista o bem estar da população e o avanço das conquistas que o povo brasileiro obteve nos dez últimos anos. “Ainda há muito o que fazer e um avanço maior depende do nosso empenho, da dedicação e garra dos comunistas”, afirmou Morais.

O senador Inácio Arruda iniciou sua fala afirmando que o sentido da existência do Partido Comunista é fazer o povo feliz. “Nosso objetivo estratégico de conquistar a sociedade socialista é para que a felicidade chegue a cada pessoa do povo, do contrário não faz sentido existir o partido”, enfatizou Inácio. O senador comunista fez um balanço do desempenho dos comunistas nas eleições de 2012 em todo o país, chamando atenção para os desafios dos novos gestores em elaborar projetos factíveis, que viabilizem a obtenção de recursos para atender as demandas da população. “Há muitas possibilidades de realizar políticas públicas em diversas áreas, porém os recursos só chegarão aos prefeitos se forem apresentados bons projetos, bem elaborados e em sintonia com as aspirações do povo”, disse o senador.

O senador Inácio afirmou ainda que as eleições permitiram uma grande vitória das forças democráticas e progressistas que elegeram a grande maioria dos prefeitos e vereadores em todo o país, enquanto partidos como o PSDB e o DEM sofreram derrotas fragorosas, projetando-lhes uma situação futura de maiores dificuldades ainda. “Esses partidos foram derrotados, mas tentarão reverter a situação em 2014 e para isso contam com o apoio da chamada grande mídia que faz questão de esconder as grandes conquistas do Brasil e do nosso povo. Vamos enfrentar uma grande batalha nas próximas eleições e os comunistas deverão se empenhar com todo vigor para assegurar os grandes avanços que nosso país necessita”, finalizou Arruda.

Para Inácio Carvalho as vitórias dos comunistas nas eleições municipais de 2012 devem-se ao empenho das direções partidárias em cada cidade e à correta orientação política do Comitê Estadual. “Desde a construção das alianças, a escolha dos candidatos e a condução da campanha, foi fundamental a sintonia do partido nos municípios com o comitê estadual”, afirmou o dirigente estadual dos comunistas. Para Carvalho o momento agora é do partido, em cada cidade, programar um funcionamento regular, com reuniões permanentes que tratem dos mandatos conquistados e também das ações dos comunistas nas diversas frentes, com destaque para os movimentos sociais.

Outra questão importante tratada na reunião foi a realização dos Cursos do Programa Socialista, o CPS. “Até o mês de junho pretendemos realizar o curso para a militância partidária em cada cidade ou, excepcionalmente, reunindo um grupo de cidades”, afirmou o secretário estadual do PCdoB , que destacou ainda a importância do 13º neste fase em que vive o partido. Para Inácio “o congresso é uma ocasião para revolvermos todo o partido em debates e ações, dialogando com a militância e também com nossos amigos e aliados, preparando o PCdoB para os grandes desafios que se colocarão à nossa frente e que precisamos vencer”.

Fórum Regional

A reunião da Região Norte reuniu represnetantes das seguintes cidades: Sobral, Acaraú, Groairas, Santana do Acaraú, Camocim, Meruoca, Amontada, Massapê, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Guaraciaba, Alcântaras, Uruoca, Itapipoca, Miraíma, Senador Sá, São Benedito e Pacujá, Mucambo, 

A próxima região a realizar o Fórum Regional será o se Crateús, no dia 02 de março.

Da redação local