Ministros latino-americanos vão à ONU em defesa das Malvinas 

Nesta segunda-feira (25), ministros de vários países sul-americanos se reúnem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York,  em apoio à demanda Argentina pela soberania das Ilhas Malvinas.

Ilhas Malvinas

A nova ofensiva regional, diante das mais recentes manobras realizadas pela Grã-Bretanha para consolidar sua ocupação deste arquipélago, está liderada pelo ministro argentino de Relações Exteriores, Héctor Timerman.


Leia também: 
Argentina pede mediação do papa sobre Ilhas Malvinas


Com esse objetivo também viajarão para Nova York os chanceleres de Cuba, Bruno Rodríguez, do Uruguai, Luis Almagro, e o vice-chanceler do Peru, José Beraún Aranibar.Os três representam, na mesma ordem, a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União das Nações Sul-americanas (Unasul).

O grupo será recebido, na próxima terça-feira (26), pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que em reiteradas ocasiões expressou estar a favor das negociações entre Argentina e Reino Unido sobre as Malvinas.

Referendo britânico

A contundente ação dos ministros latino-americanos ocorre após duas semanas de um referendo realizado pelas autoridades britânicas nas ilhas, que são ocupadas desde 1833, que não foi reconhecido pelos organismos regionais nem pela ONU. 

A ONU está envolvida no tema das Malvinas desde 1965, quando a Assembleia Geral aprovou a resolução 2065, mediante a qual reconheceu a disputa territorial entre Argentina e Reino Unido

O problema das Ilhas Malvinas é um dos 16 casos dos chamados territórios autônomos incluídos nos trabalhos do comitê de descolonização da ONU.

Timerman e os representantes da Celac, Mercosul e Unasul se encontrarão, também na terça-feira, com o presidente do comitê especial da ONU, o embaixador equatoriano Diego Morejón, que é encarregado de examinar a situação a respeito da aplicação da Declaração sobre a concessão da independência aos países e povos coloniais (resolução 1514 da Assembleia aprovada em dezembro de 1960).

Com Prensa Latina